quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Protesto contra a VALE em Santa Rita-Ma



Na manhã de terça-feira (5),  cerca de 200 pessoas interditaram no município de Santa Rita-Ma, trecho da Estrada de Ferro Carajás, paralisando as atividades da mineradora Vale na região. Os moradores reivindicam a construção de um viaduto no local.

O tráfego de pessoas e veículos que precisam cruzar a ferrovia é muito intenso, com a duplicação dos trilhos, os riscos a que a comunidade está exposta só tem aumentado.

 Em julho de 2012, durante uma audiência pública , a Vale apresentou um projeto de expansão da ferrovia e firmou o compromisso de construção do viaduto, mas até agora nem sinal da obra.

Segundo informações dos moradores a ferrovia ficou totalmente parada desde às 5h da manhã. “Primeiramente, foi fechada a estrada de acesso à comunidade Oiteiro dos Pires que a empresa estava usando para chegar ao canteiro de obras e pretendemos fechar a ferrovia”.

Durante o dia representantes da empresa estiveram no local e informaram que o viaduto só será construído em 2014. Os manifestantes disseram que estão cansados das promessas da Vale, ressaltaram o fato de estarem reclamando há 25 anos e até agora nada foi resolvido.

Os moradores não aceitaram a proposta apresentada e querem que as obras se iniciem em 15 dias, senão permanecerão com o protesto por tempo indeterminado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário