História de Vitória do Mearim


História do Município

O  município de Vitória do Mearim completa, neste dia 19 de abril, mais um ano de sua emancipação política. São 179 anos de história desse que é o mais antigo município da Baixada Maranhense e a quinta povoação mais antiga do Maranhão. Vitória só é mais nova do que São Luis, Alcântara, Icatu e Rosário.
Vitória do Mearim emancipou-se politicamente em 19 de abril de 1833 e, um ano após sua emancipação, em 1834, teve sua primeira eleição para vereador e Intendente (antigo cargo referente ao de prefeito), sendo eleito Bernardo José Nogueira, como o primeiro administrador do lugar.
Vários municípios do Maranhão foram desmembrados de Vitória do Mearim como Arari, Anajatuba, São Luis Gonzaga do Maranhão, parte de Barra do Corda, Bela Vista do Maranhão, Igarapé do Meio e Conceição de Lago Açú. No decorrer da sua história teve vários nomes: Nossa Senhora de Nazaré do Mearim, Ribeira do Mearim, Vila do Mearim, Baixo Mearim, até que em 1948, passou a se chamar definitivamente de Vitória do Mearim.
Localizada na região Norte do Maranhão, na Microrregião da Baixada Maranhense, à margem esquerda do rio Mearim, o município vitoriense revelou grandes personalidades para o Estado e para o Brasil como Trajano Galvão, o primeiro poeta negreiro do país, anterior a Castro Alves; Artur Lopes Gonçalves, sacerdote; Ana Bogéa Gonçalves, primeira professora normalista do município; Bartolomeu do Santos, o notável “Coxinho”, cantador de toadas de bumba-meu-boi, dentre outros.
Hodiernamente, Vitória continua revelando grandes personalidades e intelectuais. Podemos citara Washington Cantanhêde, promotorde justiça, historiador e escritor, o maior intelectual daquela gleba; Airton Marinho, artista plástico de renome no Maranhão; Agnor Lincoln da Costa, poeta e advogado; Paulo de Tarso Barros, escritor e poeta; Arimatéia Coelho, professor e poeta, dentre outros notáveis.
Atualmente Vitória do Mearim possui uma população de 31.234 habitantes, segundo o censo do IBGE, de 2010 e um território de apenas 717 km2. É cortado pela BR 222, em entroncamento com a MA 014 e pela estrada de ferro Carajás. Possui 3 agências bancárias, sendo uma do Bradesco, do Banco da Amazônia e uma do Banco do Brasil.
O comércio ainda é insipiente mais já apresenta um crescimento significativo. Possui indústrias de transformação de porte pequeno como padarias, serrarias e movelarias, serralherias, usinas de beneficiamento de arroz, olarias, etc. Timidamente o município vem apresentando um desenvolvimento, que precisa ser estimulado e efetivo.
Vários vitorienses tiveram e têm uma marcante presença no cenário esportivo, cultural e político no Estado do Maranhão e no Brasil. É uma cidade aconchegante, de um povo alegre e amistoso. Um município que tem uma geografia primorosa, uma história encantadora e que tem uma série de prerrogativas que propiciam o seu desenvolvimento.
Os nossos sinceros votos de progresso e de gratidão a Vitória do Mearim, nossa co-irmã. Como escreveu o saudoso músico Tio Zeca, escritor do Soberano, hino vitoriense, “és ribeirinha e tão admirada”. Oh! gleba querida teu nome é Vitória, és minha vida, és meu amor e minha glória”. Parabéns Vitória do Mearim, soberana da Baixada