domingo, 7 de abril de 2013

Coxinho será homenageado pelo grupo folclórico "Fruto da Raça Show" dia 13 de Abril


Pelo décimo quarto ano consecutivo, o mestre Coxinho será homenageado pelo grupo folclórico "Fruto da Raça Show". O evento, que conta com o apoio da Fundação de Cultura (Func), acontece no próximo dia 13 de abril, a partir das 20 horas, na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima. O tributo marca os 22 anos da morte de Bartolomeu dos Santos, que ficou conhecido como Coxinho, e considerado um dos mais expressivos nomes da cultura popular do Maranhão.
Participam do encontro Roberto Ricci, Tambor de Crioula de Claudionor, Bumba-meu-Boi da Matinha, Companhia Folclórica Fruto da Raça Show, além de grupos de danças portuguesas e vários cantadores de boi da ilha.
Na mesma noite, o cantador e produtor cultural Zequinha de Coxinho, filho mais velho do homenageado, lançará um documentário de uma hora e meia de duração, contendo vídeos domésticos da família, além de depoimentos de amigos e companheiros de Coxinho.

VIDA DEDICADA À CULTURA
Coxinho nasceu em 24 de agosto de 1910, no lugarejo chamado Fazenda Nova, nas proximidades de Lapela, considerada um dos maiores redutos de afrodescendentes no município de Vitória do Mearim. Por mais de 30 anos dedicou sua vida ao Boi de Pindaré, que fundou, juntamente com João Câncio, em 1960. Mas a paixão pela maior manifestação popular do Maranhão nasceu antes disso, quando começou a cantar no Boi de Viana, do Caratatiua.
Coxinho morreu em 1991, ainda como amo principal do Boi de Pindaré, aos 81 anos, e é considerado uma das maiores vozes do Bumba-meu-Boi do estado no sotaque de Pandeirão, e autor da toada ‘Urrou do Boi’, de 1972, e que hoje é o Hino Cultural e Folclórico do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário