sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aged mobilizará criadores para vacinação contra a Febre Aftosa em Vitória do Mearim


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), realiza na manhã deste sábado (26) um Dia de Campo no município de Vitória do Mearim. O evento tem como objetivo conscientizar criadores de bovinos e bubalinos sobre a importância de vacinar seus animais durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece no período de 14 de novembro a 14 de dezembro, em todo o Estado do Maranhão.
O Dia de Campo será iniciado às 8 horas, com um café da manhã servido aos criadores da região. O evento, que vai acontecer na Fazenda Ingaí, de propriedade do criador Raimundo Nonato Correa, está dividido em duas etapas: a parte teórica – quando acontecerão palestras sobre a importância da vacinação e os impactos econômicos causados pela febre aftosa nos animais; e outra parte prática – com demonstração de contenção dos animais, vacinação, armazenagem correta da vacina e higienização da pistola.
O estado do Maranhão possui o segundo maior rebanho de bovinos do Nordeste e o terceiro maior rebanho de bubalinos do Brasil, com 7,2 milhões de bovídeos.
O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, ressaltou que esta segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa é fundamental para que o Maranhão alcance a classificação sanitária de zona livre da doença. “Na primeira etapa da campanha registramos o maior índice de cobertura vacinal dos últimos dez anos, com 96,59% dos animais vacinados e a equipe da Aged está bastante mobilizada para que esse número seja superado nesta segunda etapa”, ressaltou Cláudio Azevedo, que, ao lado do diretor geral da Aged, Fernando Lima, lançou oficialmente a campanha em Imperatriz, Bacabal, Balsas e São João dos Patos.
Regional de Viana - Os 13 municípios que são atendidos pelo escritório regional da Aged de Viana (Arari, Bacurituba, Cajapió, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Viana e Vitória do Mearim) concentram um rebanho de 50.672 búfalos do total de 75. 522 bubalinos existentes em todo o Maranhão. O município de Viana possui o maior rebanho de búfalos do Estado, com 18. 157 animais cadastrados pela Aged. Em Vitória do Mearim existem 1.907 búfalos.
Em relação aos bovinos, a regional de Viana possui um rebanho de 189.133 animais. Arari se destaca com o maior rebanho dos 13 municípios, com 42.214 cabeças de gado, seguido de Vitória do Mearim, que reúne um rebanho de 27.607 bovinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário