quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vitória do Mearim está entre os 134 municípios que até o final serão contemplados com o Programa Água para Todos


As primeiras cisternas do Programa Água para Todos no Maranhão serão instaladas na quinta-feira (1º), no município de Matões do Norte. A execução do programa no estado foi discutida esta semana durante a visita do superintendente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Piauí, Valdiney Bizerra, ao secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, que também é coordenador estadual do Programa Água para Todos.
O programa, que está sendo implantado no Maranhão pela Codevasf em parceria com o Governo do Estado, vai instalar inicialmente 4.302 cisternas nos municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, Cantanhede, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte. As cisternas de fibra possuem capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água, que será captada das chuvas.
Até o final do ano mais 134 municípios que estão na área de atuação da Codevasf também serão contemplados com o Programa Água para Todos. Estes municípios fazem parte das bacias hidrográficas dos rios Mearim, Parnaíba e Itapecuru.
Para atender os municípios maranhenses que não estão na área de atuação da Codevasf, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), assinou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social, que também executa ações do Programa Água para Todos.
Antes da instalação das primeiras cisternas em Matões do Norte, as equipes da Sagrima e da Codevasf farão a mobilização das famílias e nos dias 28 e 29 haverá um curso de gestão da água onde os beneficiados terão um treinamento de como utilizar a água que será armazenada nas cisternas instaladas pelo Programa Água para Todos.
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou a importância do programa no Maranhão e informou que está sendo feito o levantamento de novas demandas dos municípios que ainda serão contemplados. “Nossa equipe, juntamente com a equipe da Codevasf, está mobilizando as comunidades para a implantação do Comitê Gestor Municipal, em cada um dos municípios que estão recebendo o Programa Água para Todos”, afirmou Cláudio Azevedo.
Também participaram da reunião o secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa; o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Rodrigues Pereira; e o engenheiro designado pela Codevasf do Piauí para implantar o Programa Água para Todos no Maranhão, Sérgio Luiz Soares de Souza Costa.
Codevasf no Maranhão
O superintendente da Codevasf do Piauí, Valdiney Bizerra, afirmou durante a reunião na Sagrima que está muito feliz em começar as atividades da Codevasf no estado do Maranhão, que atualmente é atendida pela superintendência do Piauí. “Estamos discutindo as ações que serão executadas no Maranhão, especialmente, o Programa Água para Todos”, disse.
Ao iniciar a reunião, o secretário Cláudio Azevedo apresentou as potencialidades do Maranhão e as características de cada região do estado. “Com a instalação da 8ª superintendência da Codevasf no Maranhão teremos um grande parceiro para o desenvolvimento do setor agropecuário”, ressaltou ele.
O presidente da Codevasf, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, estabeleceu um prazo de 90 dias para a instalação da Codevasf no Maranhão e criou um Grupo de Trabalho que está adotando as providências para que isso ocorra até meados do mês de junho.
Na semana passada, Cláudio Azevedo acompanhou os membros desse Grupo de Trabalho em visita ao prédio onde funcionava o Ibama, próximo ao Parque do Bom Menino, onde irá funcionar a Codevasf no Maranhão.
O superintendente Valdiney Bizerra informou que o prédio será reformado e que já está sendo feita a licitação dos móveis. “A previsão é de que inicialmente a Codevasf funcione com 23 funcionários que serão remanejados de outras superintendências”, afirmou ele. “Posteriormente, será realizado concurso público para que se tenha uma média de 100 funcionários da Codevasf no Maranhão”, complementou.
Atualmente, existem sete superintendências da Codevasf no Brasil. Elas estão localizadas nos estados do Piauí, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia – estado onde foram instaladas duas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário