segunda-feira, 8 de junho de 2015

Um ano após a Copa, 35 obras ainda não foram concluídas

dilma_diplomatas
Brasília (DF) – Quase um ano após o início da Copa do Mundo, ao menos 35 obras de transporte coletivo e de aeroportos ainda não estão prontas. Orçadas em R$ 11 bilhões quando lançadas, em 2010, elas estão atrasadas, paradas ou nem foram iniciadas. Em alguns casos ainda, investigações estão sendo feitas para averiguar suspeitas de corrupção. As informações são do levantamento feito pela Folha de S. Paulo, edição deste domingo (7).
Segundo a reportagem, os problemas não são só com estádios, mas com o setor de transporte urbano, vendido pelo governo como o principal legado do Mundial. A pesquisa, checada in loco em Fortaleza (CE) e em Cuiabá (MT), onde estão as obras com mais problemas. apontou que apenas 21,4% das construções de grande porte previstas em 2010 foram concluídas.
Essas obras foram definidas para a instalação de três tipos de meios de transporte: ônibus especiais em corredores (BRTs), trens leves sobre trilhos (VLTs) e monotrilhos. O pacote inicial previa 48 obras de mobilidade urbana e 25 em aeroportos. A composição foi alterada. Em 2013, na última lista oficial, havia 51 projetos de mobilidade e 23 em aeroportos.
Os atrasos irão encarecer as obras. O preço do projeto, sem considerar a inflação, com que elas foram contratadas depois de 2010 já era, em média 33% superior ao previsto no lançamento. De acordo com a Folha, o valor vai subir ainda mais. No caso de um VLT em Cuiabá, o projeto começou em R$ 700 milhões, passou na licitação para R$ 1,5 bilhão e deve alcançar os R$ 2,5 bilhões.
Quarenta trens foram encomendados e pagos, ao custo de R$ 500 milhões. Como não há trecho pronto do VLT de mais de 22 km, os veículos estão parados num pátio. Quase 90% do financiamento de R$ 1,1 bilhão já foi liberado. Uma CPI foi aberta para descobrir para onde foi o dinheiro, já que a obra tem menos de 50% de avanço.


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