segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vitória do Mearim é contemplada com retroescavadeira da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)



Vitória do Mearim está entre os noventa e nove municípios do Maranhão, cuja população é menor que 50 mil habitantes e que integram o Programa Territórios da Cidadania da Casa Civil, foram contemplados com retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O maquinário, doado pelo Governo Federal, foi entregue pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, e pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sérgio Lopes, na manhã desta sexta-feira (6), no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP – PMMA).

As retroescavadeiras foram doadas ao Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, um investimento de R$ 17,5 milhões. Elas foram adquiridas para a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Maranhão.
As máquinas doadas serão utilizadas na recuperação das estradas vicinais, que interligam o meio rural as cidades, contribuindo para o processo de escoamento da produção agrícola. Cada prefeitura ficará responsável pela administração de uma máquina, e as retroescavadeiras atenderão municípios fora das regiões metropolitanas que fazem parte do Programa Territórios da Cidadania, com exceção do município de Bom Jardim.
O secretário Luís Fernando Silva, falou da parceria dos governos Federal e Estadual na realização do programa. “Essa é um parceria muito proveitosa, pois vem ao encontro do esforço que a governadora está fazendo para melhorar a qualidade de vida, sobretudo no campo. É um programa de inclusão produtiva, que entrega 99 equipamentos para os municípios, e serão utilizados na melhoria de estradas vicinais, levando mais renda e produtividade, além de qualidade de vida ao campo maranhense”, declarou.
As retroescavadeiras doadas ao Maranhão são uma das últimas e maiores doações realizadas na segunda etapa do PAC, pelo Governo Federal, como explicou o secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e representante do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. “Essa é uma das maiores entregas, são 99 máquinas somente para o Maranhão. Hoje, o ministério também está entregando máquinas em outros estados, fechando esse ciclo. Aproveito pra anunciar que a presidenta colocou mais de 3.500 máquinas retroescavadeiras e 1.300 motos niveladoras para dar apoio ao escoamento da produção da agricultura familiar”, contou Sérgio Lopes. Já está disponível no site do MDA a possibilidade dos municípios se cadastrarem para adquirir as novas máquinas.
Treinamento e benefícios
O MDA promoveu um treinamento para 198 servidores das prefeituras que vão operar as retroescavadeiras. A adoção das máquinas também vai ajudar no combate aos efeitos da estiagem no estado, com construção de barragens, além de contribuir com a economia dos gastos das prefeituras que alugavam o maquinário.
Contemplados
Os municípios contemplados com as máquinas pertencem às regiões do Alto Turi e Gurupi; Baixada Ocidental; Baixo Parnaíba; Campos e Lagos; Cocais; Lençóis Maranhenses; Médio Mearim e Vale do Itapecuru.
A cerimônia contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Cláudio Azevedo; da secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar; prefeitos, representantes do Incra, Iterma, do Colegiado Teritorial Sustentável do Maranhão, superintendência da MDA, deputados estaduais e o tenente-coronel, Marco Antônio Terra, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, entre outras autoridades



Nenhum comentário:

Postar um comentário