segunda-feira, 26 de março de 2012

NASF realiza todas as quartas o Projeto``Oficina com Idosos``


A SEMUS depois de realizar o Grupo Vivendo o Melhor da Melhor Idade agora passa realizar todas as quartas feiras no Núcleo de Apoio a Saúde da Família  a  Oficina do Idoso, a primeira aconteceu na ultima quarta (21) faz parte do projeto da SEMUS e Prefeitura de Vitória do Mearim onde o trabalho é baseado na promoção do envelhecimento ativo e saudável; manutenção e reabilitação da capacidade funcional; apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.
 
A proposta de envelhecimento ativo e saudável busca oferecer qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que reduzam o estresse, diminuição dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da automedicação.
O idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física, como a psíquica.
Uma das metas é aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalharem com os detalhes da vida da pessoa idosa. Entre eles, estão: a identificação de situações de vulnerabilidade social; a realização de diagnóstico precoce de processos demenciais; a avaliação da capacidade funcional, entre outros.
 
A capacidade funcional é medida a partir do grau de preservação da condição do indivíduo para realizar atividades de vida diária e do grau para desempenhar as atividades instrumentais de vida diária. As atividades de vida diária são aquelas ligadas ao cuidado próprio, ou seja, permitem aos idosos cuidar-se e responder por si só no espaço limitado de seu lar, envolvendo, por exemplo: alimentar-se, ter continência, locomover-se, tomar banho, vestir-se, usar o banheiro, andar nos arredores de casa, subir e descer escadas e cortas as unhas.
 
O nosso trabalho busca garantir o acesso à medicação e a reabilitação funcional da população idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem.
Cabe, portanto, aos gestores de saúde nas cidades desenvolver ações para a construção de uma atenção integral à saúde dos idosos em sua comunidade.
 
É fundamental organizar as equipes de Saúde da Família e atenção básica, incluindo a população idosa em suas ações. Atividades de grupo, promoção da saúde, controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus, temas relacionados à sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis e aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário