sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Queimadas deixam mais de 60 mil pessoas sem energia


Mais de 60 mil pessoas teriam ficado sem energia no Maranhão na noite desta quinta-feira (27). Segundo informações da Companhia Energética do Estado (Cemar), o motivo da queda de energia teria sido a ocorrência de queimadas clandestinas provocadas nas proximidades de Vitória do Mearim, a 178 quilômetros de São Luís. A pane atingiu os municípios de Monção,Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Santa Inês entre 17h44 e 19h38.
A Cemar já registrou, de janeiro a agosto deste ano, 15 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas, mais que o dobro do ano passado. Segundo o gerente de operação do sistema elétrico da Cemar, Rubens Briseno, as equipes demoram em torno de 40 minutos para restabelecer a energia.
O Maranhão lidera ainda o ranking de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto deste ano. As cidades de Mirador e Grajaú seriam as mais recorrentes no registro de queimadas, com1.152 e 841 focos registrados respectivamente. Em Grajaú, 80% do focos foram registrados apenas no mês de agosto.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também afirma que a situação das queimadas se agravou no Estado. Para o órgão, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio em relação ao ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário