quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manifestação em Viana (ACORDA VIANA)







A cidade de Viana (217 km de São Luís) também aderiu à onda de manifestações que vem tomando conta do país. Na tarde desta segunda-feira (24/6) um grupo de manifestantes saíram da praça da Bíblia em caminhada pelas principais ruas e o roteiro foi o prédio do Ministério Público, Gerência Regional de Educação, Câmara Municipal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e encerrando na Prefeitura Municipal.
O efetivo da PM foi deslocado para o local para acompanhar os manifestantes que não se acanharam e deram continuidade ao movimento. Como foi pacífica a PM não teve nenhum problema em resguardar e garantir a ordem. A principal reivindicação do movimento, foi composto por estudantes, sindicatos, moradores, líderes estudantis e comerciantes locais, é no sentido de dar apoio a não aprovação da PEC-37, contra a corrupção, celeridade nos processos existentes no Ministério Público, TRE e TJ, mudança de diretores das escolas da rede estadual, infraestrutura, água, mais transporte escolar, não fechamento de escolas municipais, pagamento dos professores sem retirada dos ganhos já conquistados conforme lei federal, pagamento de precatórios da prefeitura, a conclusão das obras da MA-014, construção do IFMA, CETECMA, apoio ao Conselho Tutelar, instalação imediata do Viva Cidadão, e o cumprimento dos compromissos do atual prefeito quando este lançou um panfleto anunciando obras desde o primeiro dia de mandato, 180 dias se passam e até o momento não se tem obras em andamento na cidade.

Com relação a MA-014, a insatisfação é devido à lentidão da reforma, que é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado do MA (SINFRA), que já se prolonga há quase um ano.

Devido a esses e vários outros problemas, a população se organizou, através das redes sociais, para manifestar a sua revolta com o descaso. A concentração do protesto foi em frente à Praça da Bíblia, centro da cidade. Em seguida, o grupo saiu em passeata até a Prefeitura.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Viana, a prefeitura tem empregado diversas pessoas de fora a exemplo de Paço do Lumiar em detrimento dos moradores de Viana e fazendo com que o comercio local não tenha movimentação.
Um enorme grupo de estudantes também reclamavam do troca-troca de diretores das escolas CEM Nossa Senhora da Conceição e do Complexo CEM Raimundo Marcellino Campello, sendo os diretores Arnaldo Serra e Antonio Serra, respectivamente ex-diretores dessas entidades. Os alunos querem o retorno dos diretores,  pois eles acreditam que já é ora de parar com esse jogo político de vai e vem, isto só prejudica as escolas. Já que os dois, tem o apoio de praticamente 100% da classe estudantil. Os alunos vão marcar uma audiência com o Gestor Regional de Educação de Viana o Sr. Simas Neto para a tentativa de solucionar este impasse. Comenta-se na cidade que o pedido para trocar os diretores destas escolas tenha saído do atual prefeito Chico Gomes.
Devido às manifestações o prefeito municipal Chico Gomes ausentou-se da cidade e mandou espalhar faixas nas ruas com mensagens de apoio ao manifesto, sendo que algumas pessoas ligadas ao prefeito, foram em uma rádio comunitária declarar e espalhar que os manifestantes iam depredar o patrimônio público. E não foi isso que aconteceu. Os manifestantes reivindicam além da pressa nas obras da  MA-014, melhorias na saúde, água, infraestrutura, melhores salários, educação e a realização de concurso público municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário