quinta-feira, 14 de junho de 2012

Semus convida todos os menores de 5 anos para Vacinação da Polio dia 16


O que é Poliomelite ?
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, apesar de o país não ter registro de casos há 23 anos, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido em território nacional. No período entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três desses ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Por isso os menores de cinco anos estão convocados pelo Secretaria Municipal de Saúde para manter o Brasil e Vitória do Mearim longe da paralisia infantil. Por isso, as crianças devem ser levadas aos postos de vacinação para tomarem a gotinha e ficarem superprotegidas. Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS e pela Semus de Vitória do Mearim


Confira os Posto de Vacinação

    Secretaria de Saúde
  Posto de Saúde do São Lourenço
   Posto de Saúde do Mato Grosso
   Posto de Saúde do Puraqueú
  Posto de Saúde Sumaúma do Japão
Posto de Saúde do assentamento Coque
Centro de Saúde de Coque
   Rodoviária
Funasa
Colégio Maria Correa


Fonte: SEMUS VTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário