domingo, 2 de dezembro de 2012

Secretários prestigiam VI Abertura da Colheita da Cultura do Arroz Irrigado do Maranhão em Vitória do Mearim




Os secretários Luis Fernando Silva (Casa Civil), Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) prestigiaram, neste sábado (1o), em Vitória do Mearim, a VI Abertura da Colheita da Cultura do Arroz Irrigado do Maranhão. O evento, organizado pelas empresas Camil Alimentos e BB Mendes – agroindústria de arroz, aconteceu na Fazenda Vitória
O Maranhão é responsável por cerca de 60% da produção de arroz do Nordeste, com uma colheita de 445.250 toneladas de grãos na safra 2011/2012. Parte dessa produção é cultivada em sistema de irrigação, também utilizado por produtores do município de Vitória do Mearim.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, afirmou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na agricultura já apresentam resultados positivos. “O polo de arroz irrigado em Vitória do Mearim desponta como recuperação da produção de arroz no estado, com uma produtividade alta por hectare. É a certeza de que o setor primário do Maranhão está crescendo, gerando emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, em 2011, foram colhidos mais de três milhões de toneladas de grãos. “A expectativa é que este ano haja um crescimento na safra de grãos, incluindo o arroz, feijão, soja e milho”, ressaltou Luis Fernando Silva.

Animado com o início da colheita, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo ressaltou que mesmo com a estiagem, o Maranhão tem se destacado na produção agrícola e está fechando a safra deste ano com a produção de cerca de 3 milhões de toneladas de arroz, milho, feijão, algodão e soja. Ele mostrou-se satisfeito com o início das chuvas em algumas regiões do estado, a exemplo do Sul, Alto Turi e Baixo Mearim.

Cláudio Azevedo informou que o Maranhão se destaca em nível nacional como o quarto maior produtor de arroz do Brasil. “Estávamos na terceira posição, mas fomos prejudicados pela estiagem”, lamentou o secretário.

Dentre as ações da Sagrima voltadas para o aumento da produção de grãos no Maranhão, por parte dos agricultores familiares, estão a distribuição de sementes selecionadas de arroz, milho e feijão. “As sementes são distribuídas para todas as regiões do estado. No caso da regional de Viana serão destinados 50 mil quilos de sementes de arroz e 40 mil quilos de sementes de milho”, informou Cláudio Azevedo.

Também presente ao evento, o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, disse que os resultados das últimas safras reflete o trabalho de fortalecimento das estradas vicinais em todo o estado. “A economia só se fortalece no momento em que a cidade tem infraestrutura, incluindo a questão das boas vias. Por isso, a governadora Roseana tem firmado convênios com as prefeituras, no repasse de recursos, para ajudar os municípios a construir estradas vicinais e, assim, promover o escoamento da produção agrícola”, ressaltou.

Parceria

O diretor da Camil, André Ziglia, mostrou-se satisfeito com o investimento da empresa no Maranhão, por meio de uma parceria com a BB Mendes, ocorrida no ano de 2010. “Antes de nos instalarmos no estado, comercializávamos cerca de 1.500 toneladas de arroz por mês no Maranhão e hoje vendemos 4.500 toneladas, sendo 40% do arroz comprado de 35 produtores daqui”, informou ele.

André Ziglia afirmou ainda que os planos da empresa é que em 8 anos toda a produção para a industrialização do arroz seja toda comprada no estado. “Investimos no Maranhão em função do mercado consumidor e do crescimento econômico do estado e o produtor têm respondido bem às nossas expectativas”, elogiou.

Além de Vitória do Mearim e Arari, onde seis produtores estão fornecendo cerca de 10 mil toneladas de arroz para as empresas, o grão fornecido é também cultivado por produtores da região do Baixo Parnaíba e Vale do Mearim.

Também participaram do evento, o presidente da Federação das indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; prefeitos da região, empresários; estudantes e pesquisadores, que foram recepcionados pelo diretor da Camil, André Ziglia e o proprietário da BB Mendes, Benedito Mendes.

Fonte: Abimael Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário