domingo, 28 de outubro de 2012

Edivaldo Holanda Jr. é eleito prefeito de São Luís


Edivaldo Jr. foi eleito pela primeira vez para a prefeitura de São Luís (Foto: Paulo Soares / O Estado)


O candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior, foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (28). Ele venceu o atual gestor, João Castelo Ratinho Jr (PSDB) no segundo turno da eleição municipal, e deve assumir o cargo pela primeira vez no ano de 2013. Holanda ratificou o resultado do 1º turno, quando também venceu 36,44% dos votos válidos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 93% das urnas apuradas, Holanda recebeu 56,05% dos votos, o que corresponde à aceitação de 260.164 eleitores. Castelo, por sua vez, recebeu 203.990 votos, totalizando 43,95%.
Antes da apuração, o prefeito eleito falou com a imprensa. "Foram quatro meses de campanha e eu quero agradecer a população de São Luís a forma carinhosa como recebeu as nossas propostas", destacou.
Sobre Holanda Jr.
Edivaldo Jr. nasceu em São Luís, no dia 1º de julho de 1978. O prefeito eleito de São Luís se graduou em Direito, exercendo posteriormente dois mandatos consecutivos na Câmara Municipal. Em 2010 elegeu-se deputado federal, ao obter 104.015 votos.
Este será o primeiro cargo de Holanda Jr. no Poder Executivo. Ele começou a carreira política sendo eleito vereador em 2004, aos 26 anos, com 3.376 votos. Na eleição municipal seguinte obteve a reeleição e dois anos mais tarde, uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo o deputado federal mais bem votado em São Luís, com mais de 70 mil votos.
Campanha
Edivaldo Holanda adotou como slogan de campanha no termo “mudança”, principalmente devido às críticas feitas à atual gestão municipal. Durante todo o primeiro turno ele esteve em segundo lugar segundo apontou a maioria dos institutos de pesquisas. No entanto, o resultado final apontou um resultado diferente. O petecista obteve 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de João Castelo, então líder na maioria das pesquisas.
Essa vitória no primeiro turno foi ratificada nas pesquisas seguintes. Todos os resultados divulgados pelos institutos apontaram o petecista como primeiro colocado.
Durante quase toda campanha neste turno, Edivaldo Holanda sofreu críticas de seu oponente. Uma delas, por ter recebido apoios como o do deputado federal Weverton Rocha (PDT). Os questionamentos feitos por João Castelo levaram Holanda à Justiça e por isso ele ganhou vários direitos de resposta nos programas eleitorais no rádio e TV do tucano.
Na última semana de campanha, as discussões foram pautadas após a divulgação em redes sociais de vídeo onde bombeiros e policiais militares manifestavam apoio ao candidato do PTC. João Castelo utilizou o tema em seus programas eleitorais e nos debates em que participou.
Propostas
A principal proposta defendida por Holanda Jr. durante os quatro meses de campanha foi modernizar a gestão municipal, pautando seus discursos na transparência de seus atos. Por várias vezes ele criticou seu adversário afirmando que seus atos .
Para a área social o novo prefeito disse ser prioridade implantar o ensino em tempo integral na rede de ensino municipal e construir 20 novas creches na cidade. Ele também prometeu Proteção a famílias, idosos e deficientes e “aumento das políticas sociais e, sobretudo, respeito por cada cidadão”.
Da mesma forma ele prometeu uma gestão melhor no transporte público e trânsito, com a implantação de BRT’s e do sistema de bilhete único.
Em termos de infraestrutura, Holanda apresentou propostas de modernização da iluminação pública e um plano de manejo e coleta de resíduos. "O primeiro passo é dar transparência às ações na limpeza e pôr em prática a Lei de Resíduos Sólidos, com coleta seletiva."
Sobre gestão e orçamento o novo prefeito disse possuir um plano financeiro estratégico da cidade, com Diretrizes para ocupação e uso do solo.
Na área de saúde suas propostas pretendem melhorar a qualidade no atendimento. “Só mais servidores e melhoria das unidades de saúde podemos dar um salto na saúde. Dobrar o PSF, novas CAPs, SAMU e UPAs são possíveis”.
Outras diretrizes de suas campanhas pretendem “exercer nossa liderança e fazer com que a Caema cumpra metas de qualidade e exigir a universalização do abastecimento. É mudança de postura."
Já na área de segurança, o prefeito pretende dar apoio à polícia. “Com aumento do efetivo, vamos melhorar todas as ações atribuídas aos guardas e voltar as rondas escolares”

Nenhum comentário:

Postar um comentário