terça-feira, 30 de outubro de 2012

Saiba quais são as funções do Enem além de selecionar para Universidade



Nem só os estudantes interessados nas vagas das universidades públicas vão encarar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 4 de novembro. Além de ter substituído o vestibular em muitas instituições brasileiras e se tornado um dos principais canais de acesso às federais por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Enem é imprescindível para os estudantes das instituições particulares que necessitam de bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies. Sem ele, não é possível solicitar os benefícios junto ao governo federal.

O exame também é procurado pelas pessoas que não concluíram o estudos e buscam a certificação do ensino médio, e ainda, para os estudantes que querem participar do Programa Ciência sem Fronteiras, que possibilita fazer parte da graduação ou pós fora do Brasil.
Apesar de uma série de falhas marcarem o histórico do exame, o número de inscritos cresce a cada ano. Em 2012, o Ministério da Educação registrou a marca de 5,7 milhões de inscrições. No ano passado, foram 5,3 candidatos inscritos.

Confira quais as outras funções do exame:
- Seleção para universidades
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. Mais de 70 instituições vão usar, de alguma forma, as notas do Enem: UFAC, UFAL, Uncisal, UEAP, Unifap, Ufam, Uesb, Uesc, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFG, UFMA, UFMT, UFMS, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV, UFVJM, Unifal, Unifei, Ufopa, UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UEPG, Unicentro-PR, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UFRN, Uern, Ufersa, Furg, Uergs, UFCSPA, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp, UFScar, Unicamp, USCS, UFS, UFT.

- Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos.
Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

- Financiamento estudantil (Fies)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino.
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.
Até o dia 10 de outubro deste ano, foram firmados 338.547 contratos do Fies.

- Ciência sem Fronteiras
O Enem é usado na fase classificatória do programa que prevê oferecer 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Quando, em determinada chamada, o número de vagas ofertadas for menor que a demanda qualificada, só terá direito a vaga os candidatos que alcançaram a média mínima de 600 pontos no Enem, a partir de 2009, e possuírem bom aproveitamento acadêmico.
O Ciência sem Fronteiras já concedeu, aproximadamente, 17 mil bolsas de estudos no período de julho de 2011 a setembro de 2012.

- Certificação do ensino médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. Neste ano, a pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Em 2009, o número de candidatos que solicitou a certificação do ensino médio foi 197.991; em 2010, foram 539.216 pessoas. No ano passado, foram registradas 545.798 inscrições de candidatos em busca da certificação. Em 2012, estão inscritas 638.176 pessoas para tirar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem.

As provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário