sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rios maranhenses sofrem com a poluição e com o assoreamento





No quadro Meio Ambiente desta semana, no Bom Dia Mirante, o destaque foram os rios maranhenses. O Rio Mearim, que banha as cidades de Barra do Corda, Esperantinópolis, Pedreiras, Trisidela do Vale, São LuísGonzaga, Bacabal, Vitória do Mearim e Arari. Em todas as cidades, o rio pede socorro.
Já o Rio Itapecuru, que possui aproximadamente 1.500 quilômetros de extensão, nasce no sul do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo maranhense. A largura do rio varia de 50 a 120 metros. O Rio Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades como Caxias. Em Caxias, já existe estação de tratamento de esgotos, mas o tratamento é feito em esgotos de apenas três bairros da cidade.
No dia 31 de dezembro de 2012, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente assinou um convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente para financiamento da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos.
A superintendente de Recursos Hídricos, Laís de Moraes Rego afirma que, a partir deste plano, a situação pode melhorar. “O plano prevê um estudo tanto de disponibilidade, quanto de demanda hídrica. Nós temos estudos pontuais, o plano vem para trazer um estudo de todas as bacias hidrográficas, além da participação da comunidade, através dos comitês municipais, além de oficinas e audiências públicas. A próxima etapa será a licitação de uma emrpesa de consultoria para realização dos estudos", declarou.
FONTE :  g1.globo.com/ma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário