sexta-feira, 13 de junho de 2014

Repórter Mirante mostra trabalho da Academia Jovem Concertante



Repórter Mirante deste sábado (7) mostra uma orquestra de muitos sotaques. O programa traz um projeto que une músicos de várias partes do Brasil. A iniciativa é de uma pianista e de um violinista brasileiros, para redescobrir o talento de jovens maranhenses.

O projeto Academia Jovem Concertante reuniu no Maranhão seis músicos em busca de um sonho: viver da arte de tocar um instrumento. Foram ensaios e uma parceria que deu certo. Por meio do projeto, a música clássica invadiu uma estação de trem em São Luís.
Programa apresenta também a emoção e o sucesso na primeira apresentação do projeto para o público maranhense, realizada no Teatro Arthur Azevedo, em abril. Em seguida, seguiu para Vitória do Mearim, Itapecuru Mirim, Santa Inês e Alto Alegre do Pindaré. Nas cidades em que a turnê passou, também foram realizados concertos sociais em estações de trem, asilos e hospitais para pacientes e funcionários.

Em 2014, uma das missões da AJC é encomendar obras de compositores brasileiros para a formação da orquestra. Para a Etapa Maranhão, por exemplo, Simone encomendou a obra para piano e pequeno orquestra intitulada Forrozim, de Guilherme Bernstein. Trata-se do quinto e último movimento da Serenata de Inverno, obra composta em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário