terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Luana Alves tem contas rejeitadas pelo TRE que suspeita do uso de “Caixa 2”



A primeira-dama de Santa Inês, Luana Alves (PSB)  suplente de deputada federal,  teve as contas de campanhas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). No entendimento da Corte, a prestação de contas de Luana tem indícios da prática de “Caixa 2”, tática usada por candidatos para tentar burlar o limite de gastos de campanha e usar verbas que não poderiam ser declaradas. 
As contas de campanha de Luana continham uma série de irregularidades Luana Alves, que poderá assumir a vaga de Zé Reinaldo na Câmara Federal, será diplomada com os outros eleitos na próxima semana, mas provavelmente se tornará inelegível pela prática de “Caixa 2”, que além de ato corrupto, é crime eleitoral. A suplente ainda pode recorrer ao TSE.
Também tiveram as contas rejeitadas o suplente de deputado federal Chico Coelho (PSL) e os suplentes de deputado estadual Yglésio Moyses (PT), Fábio Gentil (PSDC) e Luciano Genésio (SD).
LEGISLAÇÃO
A prática ilícita de “Caixa 2” poderá ser inclusa no Código Penal, de acordo com a nova proposta de Código Penal, que pode ser votada na próxima semana pelo Senado. Atualmente, usar dinheiro não declarado em campanhas políticas está previsto como delito apenas na legislação eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário