quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MA-280 permanece bloqueada sem previsão de liberação



Do Imirante:

Índios krikatis e guajajaras permanecem acampados na MA-280, entre os municípios de Montes Altos e Sítio Novo, e impedem a passagem dos veículos, mesmo sem previsão de negociação com as autoridades. A Funai ainda não se manifestou sobre o assunto.

No mês de novembro do ano passado, uma comissão indígena foi recebida em Brasília (DF), por representantes da Eletronorte. Eles teriam feito um acordo para a liberação de R$ 600 mil, referente a compensações pela operação da empresa na reserva krikati, com a instalação de torres de alta-tensão. O dinheiro não foi liberado e, em resposta, na última segunda-feira (6), duas torres foram derrubadas. Outra ficou comprometida, mas o fornecimento de energia não foi suspenso.


Na aldeia São José, os índios exigem melhorias na saúde e denunciam que não tem nem motorista para ambulância. Em toda a reserva krikati são seis aldeias. A educação indígena também é motivo de revolta, por causa dos salários considerados baixos, além do atraso no pagamento. Outra reivindicação é a mudança da gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e a retirada dos não índios da reserva. A interdição da rodovia deve ser mantida até que as reivindicações sejam atendidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário