sábado, 12 de maio de 2012

Eleitores de São Luis são presos por transferência irregular de títulos para Arari





Três eleitores maranhenses tiveram a prisão temporária decretada por transferência fraudulenta e adulteração de documento para fins eleitorais.
Ao verificar a documentação apresentada pelos eleitores, o chefe de Cartório, Walter Castelo Branco Pinheiro Júnior, da 27ª Zona, em Arari, suspeitou que se tratavam de documentos adulterados e ao solicitar os originais, os mesmos não foram apresentados. 

Em seguida, foi solicitado pelo juiz eleitoral Gladiston Cutrim o fornecimento das segundas vias das contas de água junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) municipal, onde se constatou a adulteração dos documentos.
Em sua decisão, o juiz afirma que "pela documentação apresentada, foram adulterados os nomes que constam na identificação do consumidor de cada conta, retirando-se o nome verdadeiro do proprietário da unidade consumidora e fazendo constar no documento o nome dos representados, o que caracteriza uma forma de burlar a legislação eleitoral e transferir eleitor ilegalmente para esta zona eleitoral. Os delitos são graves, mormente às vésperas do período eleitoral", segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As transferências seriam feitas da cidade de São Luís para o município de Arari. A participação de outras pessoas no suposto esquema será investigada. O magistrado disse, entretanto, que não há indício de transferência em massa de eleitores, considerando as diligências tomadas pelo Cartório Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário