sábado, 12 de maio de 2012

Secretária de Direitos Humanos fecha parcerias para combater o transporte irregular de menores em trens da Vale


Para combater o transporte irregular de menores em trens da Vale, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) montou uma comissão, que viajou no trem da companhia na última semana. O objetivo foi conhecer a situação do transporte irregular de menores que, de acordo com denúncias, vem embarcando de forma clandestina para viajar entre a carga.

Na primeira parada da viagem, a comissão desembarcou em Arari e debateu o assunto com a prefeitura e autoridades locais. O mesmo aconteceu em Vitória do Mearim onde esteve presente diversas autoridades entre Secretários Municipais de diversas áreas. O trem parou ainda na cidade de Santa Inês, onde foi informado que, em 2011, foram registrados 197 casos de crianças e adolescentes que 'pegaram carona' no cargueiro da Vale até a cidade. Em 2012, até agora, nove casos já foram registrados.

Em todas as cidades visitadas e com a própria Vale, a secretaria fechou diversas parcerias para combater o transporte irregular de menores no trem de cargas da mineradora. Uma das propostas foi a realização de palestras de conscientização para as famílias. que devem ser realizadas em escolas, centros comunitários e estações de trem.

Providências
Os conselheiros tutelares devem enviar relatórios para secretaria, com o levantamento do diagnóstico situacional das famílias dos municípios. Por meio desses relatórios, a Sedihc deverá propor ações em futuras viagens aos municípios. A companhia Vale dispõe de vagões com sistema de áudio e vídeo e pôs o conteúdo à disposição para a divulgação das campanhas de combate.


Fonte :  G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário