quinta-feira, 24 de maio de 2012

Em 2012 já foram 17 arrombamentos de caixas registrados no estado



A microrregião do Médio Mearim, composta por 21 municípios, foi a que mais sofreu com assaltos a bancos este ano no Maranhão. Dos 17 assaltos apenas com arrombamentos de caixas registrados no estado, sete aconteceram em municípios da microrregião. Os números fazem parte de um levantamento periódico realizado pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), atualizado sempre que uma nova ocorrência é registrada.
Entre os assaltos na região também há a coincidência de que pelos menos dois são realizados a cada mês: dois em janeiro, dois em fevereiro, dois em abril e o mais recente na última segunda-feira (21), em Igarapé Grande.
O primeiro deles foi registrado em Poção de Pedras, em 19 de janeiro, a uma agência do Banco do Brasil. Oito dias depois, aconteceu o mesmo no Bradesco de Lago dos Rodrigues. Em fevereiro foram registrados dois assaltos no dia 29, em Bernardo do Mearim e Pio XII, a agências do Banco do Brasil e do Bradesco, respectivamente. Dois meses mais tarde o Bradesco de Bom Lugar foi assaltado no dia 5 e o Banco do Brasil de Olho d’Água das Cunhãs, no dia 21.
Região tocantina
Além do Médio Mearim, a segunda região que mais sofre com assaltos apenas com arrombamentos de caixas é a de Imperatriz, com cinco registrados em São Pedro d’Água Branca (17 de fevereiro e 18 de maio), Imperatriz (20 de fevereiro), Cidelândia (28 de março) e Buritirana (26 de abril).
saiba mais
Além destes, em 2012 o SEEB-MA contabilizou dois assaltos a bancos com ameaças a bancários, familiares e populares em Carolina, no dia 30 de março, e em Santa Helena, em 9 de maio, quando 12 homens encapuzados, utilizando coletes a prova de balas e armados com fuzis fizeram seis reféns durante a ação.
Também houve tentativas de assaltos aos municípios de Amarante, São Francisco do Brejão, Vitória do Mearim, Matinha, Governador Archer e Miranda, sendo a última na madrugada desta quarta-feira (23).
Embora realize o levantamento, o Sindicato não possui dados quantificando quanto foi levado pelos assaltantes em cada um destes registros.
Repressão
Segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram presas, somente de janeiro a maio deste ano, 45 pessoas envolvidas com este tipo de crime. Ainda segundo a secretaria, apenas no mês de março, três grupos interestaduais que praticavam estas ações criminosas foram desarticulado.
“Temos intensificado nossas ações em combate a assaltos a bancos e arrombamentos de caixas eletrônicos em todo o estado. E isso se deve graças ao empenho das polícias Civil e Militar, com nosso aparato de inteligência, a troca de informações com os sistemas de Segurança de outros estados e com as Polícias Federal e Rodoviária Federal”, afirmou o titular da SSP, Aluísio Mendes.
Fonte : G 1 Maranhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário