sábado, 27 de julho de 2013

Iterma constrói açudes e incentiva a criação de peixes que irá abastecer Vitória do Mearim

Setenta famílias do Projeto de Assentamento Estadual (PE Santa Inês), localizado em uma área de 520 hectares, no município de Arari, no Médio Mearim, estão sendo beneficiadas com construções de 21 açudes para criação de peixes. A ação é uma iniciativa do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes),
O projeto passa por uma fase de grandes expectativas de desenvolvimento, com os moradores envolvidos na criação de peixes das espécies Tambatinga e Curimatá e em ações de pecuária e plantação de hortaliças. A produção é para abastecer os mercados dos municípios de Vitória do Mearim e Arari. Ao todo 29 famílias estão trabalhando diretamente com piscicultura.
 s investimentos foram viabilizados via parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa Crédito Instalação, na modalidade Apoio Inicial, que é um instrumento nos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária que garante a segurança alimentar das famílias assentadas, aquisição de insumos agrícolas e bens de produção como sementes, mudas, matrizes animais, para a geração de renda e possibilitar condições dignas de ocupação da terra.
Para conferir o andamento das ações no PE Santa Inês, o presidente do Iterma, Luiz Alfredo Soares, visitou o projeto. Acompanhado dos diretores de Assentamento e Desenvolvimento Rural, Levi Pinho Alves e de Recursos Fundiários, Luís Augusto Martins, ele foi recebido pelo presidente da União de Moradores do povoado Santa Inês, Benedito Maciel Rabelo, e pelo vice, Raimundo Nonato Coelho.
Em seguida participou de reunião com os assentados quando anunciou mais benefícios para a comunidade. “Vamos adquirir uma minifábrica para produção de ração de peixes, o que vai diminuir os custos da ração”, anunciou. Toda a comunidade participou da reunião.
“Os representantes do Iterma atenderam nosso convite e agora vamos mostrar o resultado do trabalho da comunidade. A nossa estimativa é de uma produção superior a 20 toneladas de peixes/ano, com um lucro em torno de R$ 100 mil”, revelou Benedito Rabelo. Já Maria do Amparo Lopes Silva, mãe de cinco filhos, demonstrou otimismo com a garantia de assistência técnica feita pelo presidente do Iterma.
Para o diretor de Assentamento do Iterma, Levi Alves, o resultado é satisfatório. As espécies de peixes Tambatinga e Curimatá apresentam ótimo rendimento na região, com alta qualidade e sanidade. “Vamos diversificar a produção e aumentar a renda familiar dos agricultores assentados nos Projetos de Reforma Agrária criados pelo Governo do Maranhão”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário