sábado, 13 de julho de 2013

Vitória do Mearim participa da “Oficina de Análise de Dados em Sistema de Informação”



Técnicos que atuam na alimentação dos sistemas de informação da Atenção Básica das Regionais de Saúde de Itapecuru-Mirim, Rosário e dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa estão participando, no Praia Mar Hotel, da “Oficina de Análise de Dados em Sistema de Informação”. A capacitação, que teve início nesta terça-feira (9), é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e prossegue até a próxima sexta-feira (12), sempre no horário das 8h às 18h.

Nutricionista da área técnica de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho explicou que a capacitação inclui os sistemas de informação dos programas de alimentação e nutrição, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e Ferro e o Programa Bolsa Família. “Queremos aproveitar este encontro para qualificar ainda mais os digitadores e coordenadores dos sistemas de Atenção Básica quanto aos programas de governo”, adiantou. As ações da área técnica de alimentação e nutrição da SES estão sob gestão do Ministério da Saúde e são desenvolvidas em municípios maranhenses visando garantir direito humano à alimentação e a segurança alimentar e nutricional.

Leudimar Filho explicou que o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é um instrumento utilizado para o acompanhamento do estado nutricional e da situação alimentar de toda população assistida nas unidades básicas de saúde, dos municípios. “Ele contempla todas as fases do ciclo de vida, isto é, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes que procuram as unidades de saúde ou que são assistidos pela Estratégia de Saúde da Família”.

O Programa Nacional de Suplementação do Ferro consiste na distribuição de suplementos (xarope e comprimidos de sulfato ferroso e ácido fólico) é feita, gratuitamente, pelas Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios brasileiros. “É importante destacar que pessoas com anemia falciforme não devem ser suplementadas. Crianças nascidas com baixo peso e prematuras deverão ser suplementadas de acordo com o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Crianças que não estão em aleitamento materno exclusivo devem receber o suplemento a partir do 4° mês de idade”, explicou Leudimar Filho.

O Bolsa Família tem por objetivo o combate á pobreza, à exclusão social, bem como as desigualdades sociais e proteção ás famílias como responsabilidade compartilhada, isto é, das três esferas do governo. “É fundamental que a Equipe de Saúde da Família esclareça à família sobre sua participação no cumprimento das ações que compõem as condicionalidades da saúde, deixando-a ciente de sua responsabilidade na melhoria das suas condições de saúde e nutrição. Lembrar que o descumprimento dessas condicionalidades pode levar à suspensão ou ao cancelamento do benefício”, esclareceu o facilitador da SES, Jamesson Ferreira. Estão como facilitadores também os técnicos Aguinaldo Ribeiro, Tailton Carvalho e João Cunha.

Fonte: http://www.saude.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário