domingo, 30 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde realiza mutirões de Triagem Oftalmológica do Olhar Brasil com realização de mais de 1000 avaliações





ImagemSecretaria de Saúde através do Programa Saúde na Escola realiza mutirões de Triagem Oftalmológica do Olhar Brasil com realização de mais de 1000 avaliações
Olhar Brasil

O que é o Programa Olhar Brasil?
O Projeto Olhar Brasil foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e na população com idade igual ou acima de 60 anos.
A implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.
Qual a relação entre o Programa Olhar Brasil e o Plano Brasil Sem Miséria?
O projeto Olhar Brasil faz parte do eixo “Acesso a Serviços” que compõe o Plano Brasil Sem Miséria. Esse projeto, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar problemas visuais na população extremamente pobre, como alunos do PRONATEC/Brasil Sem Miséria, participantes do programa Mulheres Mil e a população acima de 60 anos.
Qual o objetivo do programa?
A partir da identificação das pessoas com problemas visuais, o passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos, dentre outras ações a fim de propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público-alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.
ATENÇÃO: Os alunos residentes em cidades incluídas no Brasil Sem Miséria que não têm a cobertura do Programa Saúde nas Escolas serão atendidos por mutirão. A assistência oftalmológica ao idoso não alfabetizado será contemplada na rotina assistencial e na Política de Cirurgias Eletivas.

  







Nenhum comentário:

Postar um comentário