quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vitória do Mearim participa do Plano de Ação para o Período de Chuvas na Região Nordeste

A oficina de preparação do Plano de Ação para o Período de Chuvas na Região Nordeste foi iniciada na manhã desta terça-feira (17), no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O evento, organizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tem como objetivo capacitar gestores e técnicos em Defesa Civil para a elaboração de um plano de contingência.
Várias autoridades participaram da solenidade de abertura, entre elas, o coordenador Estadual de Defesa Civil, Marcos Sousa Paiva; o tenente coronel Werneck Carvalho, chefe da Divisão de reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil, representando o coronel Humberto Viana, secretário Nacional de Defesa Civil; os coronéis Lauro de Jesus Melo e Carlos Robério dos Santos, respectivamente, subcomandante geral do CBMMA e secretário executivo de Defesa Civil estadual; o tenente coronel João Alfredo de Quadros Nepomuceno, chefe do Estado Maior do Comando do Policiamento Metropolitano, representando o comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco; e a superintendente de Defesa Civil do Município de São Luís, Elitânia Barros, representando o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães.
De acordo com informações do coronel Marcos Paiva, há tempos a Coordenação Estadual de Defesa Civil vem atuando de forma preventiva para minimizar os impactos de possíveis catástrofes naturais no estado. “O treinamento está dando continuidade a esses procedimentos, capacitando aproximadamente 60 agentes, entre eles, integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e das coordenadorias municipais de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Grajaú, São Luís Gonzaga, Trizidela do Vale, Vitória do Mearim, Codó, Timbiras, Coroatá, Timon e Arari”, disse.
Com o tema “Apresentação do Plano de Mitigação de Riscos e Reposta a Desastre”, a primeira oficina foi ministrada pelo representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, tenente coronel Werneck Carvalho. “Espero aqui, repassar aos colegas, um pouco da minha experiência vivenciada ao longo dos anos nessa área de Defesa Civil, entretanto, é de suma importância sabermos que, o sucesso do trabalho nesta área precisa da participação de todos os órgãos envolvidos. Assim, cada um dos senhores, necessariamente, deverão ser agentes multiplicadores”, declarou.
No período da tarde, foram abordados os temas “Mapeamento e Sistema das Informações de Riscos Geológicos”, “Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais” e “Introdução da Oficina do Plano de Contingência”.
As aulas serão ministradas até a próxima sexta-feira (20), enquanto a parte prática, com a realização de um simulado, visando à aplicação do conhecimento teórico repassado na oficina, acontecerá no início de maio.
Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário