sábado, 23 de agosto de 2014

Marina supera Aécio e já preoculpa Dilma


m

Brasil 247 – Informações obtidas pelo colunista Ilimar Franco, editor da coluna Panorama Político, do Globo, apontam um quadro preocupante para a campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas também para a presidente Dilma Rousseff.
Segundo ele, Marina já estaria liderando em São Paulo, no Rio de Janeiro e até mesmo em Minas Gerais. Aposta-se que, na próxima pesquisa, a do Ibope, a ser divulgada na terça-feira, ela aparecerá com cerca de 27%.
Leia, abaixo, as notas postadas por Ilimar Franco:
A queda de Aécio
O tucano Aécio Neves foi atingido em cheio pela entrada de Marina Silva (PSB) na eleição presidencial. Ela tirou a liderança de Aécio em Minas e assumiu a dianteira em São Paulo. Esses colégios eleitorais são vitais na estratégia de crescimento tucana. Agora, Marina também lidera no Rio, tendo atraído para si o elevado número de indecisos. A presidente Dilma também perde, mas menos.
É para valer ou é balão de ensaio?
Pesquisas telefônicas feitas por várias campanhas registram essa reviravolta nos estados. Entre os tucanos paulistas, o abatimento é geral. Por lá, há quem diga que o quadro está consolidado e citam os 27% (Datafolha) que Marina tinha no primeiro semestre. Mas em institutos de pesquisa ainda se crê que Aécio pode se recuperar.
“A Marina ainda é uma idealização. Não é candidata de carne e osso”, resume um cientista político. Este, citando pesquisas de consistência, diz que o índice de Marina é de apenas 50%, contra 70% de Aécio e Dilma. E lembra a excitação, em 1989, com a entrada em cena de Silvio Santos, que aspirou metade das intenções de voto de Fernando Collor.


Um comentário: