segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ex Juíza de Vitória do Mearim Ângela Salazar é eleita desembargadora

A desembargadora Angela Salazar será solenemente empossada às 10h desta sexta-feira (8), na sala das sessões plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em sessão presidida pelo desembargador Antonio Guerreiro Júnior.
A cerimônia de diplomação e de entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo, a mais alta comenda do Judiciário maranhense, foi antecedida de um culto em ação de graças pela posse da desembargadora, realizado nesta quinta-feira (7), no auditório do Tribunal.
Desembargadores, juízes, familiares e amigos da nova integrante da Corte acompanharam o culto ministrado pelos pastores Tarquínio Steel e Ivo Nogueira. Bastante emocionada, Angela Salazar agradeceu a todos, principalmente a Deus.
“Deus, para mim, é meu sustento, é meu alicerce, é minha alegria – para mim é tudo. Todos os dias eu estou fortalecida pela presença do Senhor na minha vida”, enfatizou a nova integrante da Corte.
SOLENIDADE- Na solenidade desta sexta, as desembargadoras Maria das Graças Duarte e Raimunda Bezerra conduzirão Angela Salazar ao plenário. O discurso de saudação será do desembargador Marcelo Carvalho Silva. O presidente Guerreiro Júnior fará a entrega da medalha e do diploma.
Eleita para a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Raimundo Nonato de Souza, a desembargadora Angela Salazar já foi oficialmente empossada no dia 16 de outubro deste ano, mesma data em que obteve acesso ao cargo pelo critério de merecimento.
A magistrada concorreu com outros 11 candidatos e terminou em primeiro lugar, com 2.155 pontos. No mesmo dia foi também eleito e empossado o desembargador Marcelino Chaves Everton, pelo critério de antiguidade.
PERFIL– Angela Maria Moraes Salazar nasceu em São Luís Gonzaga do Maranhão, no dia 26 de novembro de 1957, filha de Benedito Salazar e de Maria da Conceição Moraes Salazar.
A nova desembargadora é casada com o advogado e procurador do Estado Carlos Santana Lopes. Tem duas filhas: Ana Carla, advogada, e Ana Caroline, graduanda em Nutrição.
Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em dezembro de 1980. Três anos depois concluiu o curso de Serviço Social, também pela UFMA.
Tem pós-graduação – MBA em Poder Judiciário – pela Fundação Getúlio Vargas, e em Ciências Criminais, pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).
Exerceu a atividade de delegada de polícia, concursada, em 1982 e 1983, quando foi aprovada no concurso para promotora de justiça, cargo que ocupou até 1986 no Ministério Público estadual.
Ainda em 1986, foi aprovada e nomeada, em 4 de dezembro, juíza de direito. Tomou posse como titular da comarca de Vitória do Mearim. Atuou na comarca de Barra do Corda (1991-1992) e participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum, em 1992. No ano seguinte obteve remoção para a comarca de Pedreiras.
Foi promovida à comarca de São Luís em 1996, como juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude, acumulando também a mesma atribuição na 2ª Vara de mesma especialização.
Trabalhou ainda no 1º Juizado Criminal da capital e foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça por dois biênios, de 2002 a 2005.
Implantou, em dezembro de 2005, a 11ª Vara Criminal de São Luís, com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes.
Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família, até ser eleita desembargadora.
(Ascom/TJMA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário