domingo, 3 de novembro de 2013

Maranhenses poderão observar eclipse híbrido do Sol neste domingo


SÃO LUÍS – Neste domingo (3), os maranhenses poderão observar um dos mais impressionantes eventos celestes: o eclipse do Sol. Logo pela manhã, o disco solar será encoberto pela Lua em um fenômeno conhecido como eclipse solar híbrido, ou seja, quando o satélite natural encobre apenas parte da estrela.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto em grande parte do país, com exceção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No extremo do Rio Grande do Norte e extremo do Amapá, o fenômeno será mais intenso e a Lua cobrirá cerca de 40% do disco solar. No Maranhão, a porcentagem cai para 30%, e o eclipse terá início às 7h04 (horário local) e atingirá o momento máximo às 9h47 – veja como fica a previsão do tempo para este domingo. Em outras regiões do país, o disco solar será encoberto em apenas 15%.

Cuidados

Nunca se deve olhar para o Sol – ainda que em um eclipse parcial ou anular – sem que se tenha uma proteção eficiente para os olhos, já que parte da luz proveniente da estrela é de alta energia e pode danificar, de forma irreversível, as células do olho.

A forma mais segura de observar um eclipse solar é por meio de projeção. Filtros usados por soldadores podem dar proteção para poder olhar o eclipse diretamente. Camadas de filmes fotográficos podem ser usados em breves intervalos de tempo.

É importante lembrar que vidros esfumaçados, garrafas com líquidos escuros, óculos escuros ou bacias com água não oferecem proteção adequada e devem ser evitados.

Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário