segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Casa dos Estudantes recebe equipe do PSE


A Casa dos Estudantes de Vitória do Mearim (CEVIM) é uma entidade voltada para a produção de estudiosos que venham ajudar no desenvolvimento de Vitória do Mearim e da humanidade. Tal grandeza de finalidade deve ter a estrutura necessária para fazê-la possível. A Casa, que é um patrimônio do município e entidade assistencial à comunidade estudantil vitoriense, já possui uma estrutura com laboratório de informática, com internet Wi-Fi, centenas de livros didáticos atualizados, além de alimentação e cursinho pré-vestibular para os internos que buscam entrar na universidade. Tudo mantido com recursos públicos.

 Não bastasse os meios de que a Casa já dispõe em favor dos estudantes, recentemente os benefícios aumentaram, uma vez que foi privilegiada pela presença de profissionais de saúde altamente qualificados. E tal fato se deu a partir da iniciativa da Central Jovem, que em visita à CEVIM em conversa com alguns  estudantes da Casa decidiu-se pela necessidade e importância desse ato. Da ideia à efetivação o tempo foi curto e o resultado excelente. E os grandes beneficiados foram os moradores, pois tiveram a seu dispor, durante uma tarde, médico, enfermeiras, dentista, fisioterapeuta e nutricionista. A prefeitura de Vitória do Mearim, por meio da SEMUS E SEMED, encarregou-se de realizar o trabalho, que não se restringiu somente aos moradores da Casa (já que a CEVIM é uma instituição pública), mas inclusive foi aberto à vizinhança e aos estudantes vitorienses residentes em São Luís.

Além dos atendimentos realizados pelo médico e enfermeiras, houve também a realização de palestras, inclusive sobre o cuidado com os dentes, alimentação saudável e salvamentos em geral. Ademais, ainda teve a exibição de um vídeo educativo. Apesar da ausência de alguns estudantes, os que estavam presentes desfrutaram desse importante serviço de saúde. Todos os profissionais são do PSE (programa Saúde na Escola) do Município de Vitória do Mearim, que é um projeto do governo federal em parceria com os municípios cujo objetivo e mesclar saúde e educação em favor de um melhor aprendizado.
O evento terminou com a distribuição de quites de saúde bucal aos moradores. Mais uma vez a Casa dos Estudantes se mostrou uma instituição pública aberta e acessível, o que condiz com a sua função pública, e ficou provado que a interação com a sociedade, com outras instituições do município e o trabalho em parceria com o poder público e os cidadãos vitorienses são os maiores e melhores meios de fazer da CEVIM  uma grande e representativa entidade estudantil.

Por César Oliveira

Fonte: http://cesoliveira.blogspot.com.br/2012/11/a-casa-dos-estudantes-de-vitoria-do.html#.UKVVYeSnJjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário