sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Professores estariam comprando diplomas falsos ou irregulares em Lago Açu




Depois de inúmeras denúncias e suspeita de documentos falsos fornecidos por servidores durante o recadastramento obrigatório realizado pela Prefeitura Municipal de Conceição do Lago Açu no início de 2012, a secretaria municipal de Educação criou a Comissão de Títulos e Documentos para investigar a procedência e a legalidade dos documentos (magistério, graduação e pós-graduação) apresentado por todos os professores da rede municipal de ensino. De acordo com informações obtidas junto a Prefeitura, os primeiros levantamentos da Comissão constatou que mais da metade dos títulos apresentam irregularidade; descobriu que existem documentos expedidos em 2012, mas que a instituição que forneceu diplomas foi extinta em 2008. Em outro caso específico, os telefones da instituição de ensino constando nos diplomas e certificados  pertencem a uma concessionária de veículo.

A Comissão de Títulos e Documentos entrou em contato com uma intuição e a diretoria acadêmica afirmou que nunca emitiu documentos em nossa região, e que os documentos com a assinatura dela são falsos, pois ela não reconhece sua assinatura, o diploma e muito menos os alunos. Caso seja comprovado essa informação, estamos diante de um crime federal.

A Comissão desconfia também de que algumas portarias ou termo de posse também foram forjados criminalmente. Pessoas no intuito de ingressar no serviço público apresentaram portarias emitidas em gestões passadas, mas que os nomes desses servidores não aprecem em nenhum Diário Oficial que registraram os nomes dos servidores que passaram nos três concursos de Conceição do Lago Açu.

Isso é crime de falsidade ideológica e o criminoso pode pegar   até quatro anos de reclusão em regime fechado.

Sobre o resultado da investigação que encontrou sério indícios de documentos falsos em Conceição do Lago Açu, a prefeita Marly Sousa reuniu-se com a classe de professores no auditório da Colônia de Pescadores para esclarecer os procedimentos que a administração municipal pretende tomar diante do crime de derrame de documentos falsos no município.

De acordo com a prefeita Marly Sousa serão retirados das gratificações quaisquer benefícios obtidos através de documentos irregulares ou falsos, em especial os de pós-graduação. O servidor também está em perigo de sofrer punições no âmbito administrativo (Prefeitura) e criminal (Polícia).

A Polícia Civil está sendo informada do resultado da investigação e como falsidade ideológica é um crime federal, não descarta a Polícia Federal entrar no caso.

A Colônia de Pescadores estava lotada de servidores e os professores que assistiram as explicações da Prefeita Marly Sousa não questionaram as medidas que ela pretende tomar neste caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário