sexta-feira, 30 de maio de 2014

Lançado o “Dicionário do Baixadês”, de Flávio Braga





Foi muito concorrida a solenidade de lançamento do livro “Dicionário do Baixadês”, do advogado e Professor Flávio Braga. A obra, que resultou de alguns anos de pesquisa e coleta de termos e expressões linguísticas faladas nos municípios da Baixada maranhense, agradou e atendeu às expectativas de quem foi a AABB, local de lançamento do livro.


A solenidade atraiu muitos conterrâneos da Baixada maranhense, além de autoridades, políticos, e membros da imprensa.

O livro reúne inúmeros verbetes que caracterizam ao longo de muitas gerações o falar do baixadeiro. Além de registrar um incontável número de expressões e corruptelas linguísticas de antropônimos.

Este é o terceiro livro já publicado pelo autor Flávio Braga, que é natural da cidade baixadeira de Peri-Mirin, mas que se considera muito joanino. As duas anteriores produções estão direcionado ao conhecimento jurídico. Desta feita, Flávio quis homenagear a região em que nasceu e que conhece muito bem

O Dicionário do Baixadês tem apresentação do Prefeito de Viana, Francisco Gomes (Chico Gomes) e prefácio do escritor Vavá Melo, presidente da Academia Sãobentoense de Letras. O livro traz também um bom número de fotografias registradas pela lente do fotógrafo Herberth Figueiredo acerca de lugares, artefatos, elementos da fauna e flora baixadeira que caracterizam toda a região, bem como crônicas e poemas que enlevam a região e o trabalho do autor em outras frentes. 


Outras solenidades para lançamento também foram agendadas para os municípios de Viana (13/06), São João Batista (14/06) e Pinheiro (23/06).  Em São Luís o livro está sendo vendido na livraria do advogado, no Tropical Shopping Center.


Nenhum comentário:

Postar um comentário