sábado, 10 de maio de 2014

Pesquisa TVGuará/Exata: presidente Dilma lidera corrida eleitoral no Maranhão

A cinco meses das Eleições 2014, a TV Guará divulga a primeira pesquisa Exata para presidente, governador e senador.  Na corrida rumo ao Palácio do Planalto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto no Maranhão.


A Pesquisa Exata perguntou aos eleitores "se a eleição para Presidente da República fosse hoje e tivesse os seguintes candidatos, em qual deles o Sr(a) votaria?". Neste cenário a presidente Dilma teria 66% dos votos, o que indicaria uma vitória em primeiro turno, tomando como base o cenário estadual.
Em seguida a pesquisa apontou um empate técnico entre os candidatos de oposição do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), ambos com 10% dos votos.
Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 14%. 
Como a somatória das intenções de voto dos dois candidatos é menor que o percentual da presidente Dilma (66% contra 20% dos adversários), o quadro mostra um amplo domínio da candidata do PT no Estado.
A pesquisa também perguntou se os eleitores conheciam os candidatos de oposição Eduardo Campos e Aécio Neves. (ver gráfico abaixo) 
A primeira  pesquisa TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão e devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário