sábado, 11 de outubro de 2014

Professores apresentam rede de conservação da Baixada Maranhense na Uema



Alunos do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, nesta sexta-feira (10), no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), em São Luís, de uma mesa redonda sobre a importância do Rebax para a conservação dos campos inundáveis, que faz parte da IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MAACBIO). 


A mesa de debate foi composta pelos professores Zafira da Silva de Almeida, Alana Lisléia de Souza e Neuton da Silva Souza, coordenadores da  Rede da Baixada Maranhense (Rebax), que explanaram sobre os aspectos gerais e específicos dos trabalhos realizados. “Nós mostraremos o quanto essa rede contribuiu para os campos inundáveis e apresentaremos os resultados para ajudar nas medidas de conservação ambiental”, destacou a professora Zafira Almeida, coordenadora do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática. 

A rede da Baixada Maranhense (Rebax) é uma demanda das instituições do Maranhão, com o objetivo de fortalecer as vocações institucionais, os grupos de pesquisa, e principalmente para lutar pela sustentabilidade, conservação e melhoria de vida da baixada maranhense e de todas as comunidades, que subsistem da pesca e dos campos inundáveis.O primeiro edital da Rebax surgiu no ano de 2011, quando foram aprovados 12 projetos interinstitucionais, de professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

 Atualmente, a rede já está no segundo edital, que será avaliado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).Para a professora Zafira Almeida, a finalidade do evento foi proporcionar o interesse e a participação em massa dos acadêmicos. “Queremos que entendam o que foi realizado pela Rebax e possam participar nas suas regiões e áreas de trabalho, com pesquisadores, professores e colegas de curso, a partir dos novos editais. Esperamos fortalecer a rede e integrar esforços”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário