quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Codevasf inaugura sede no MA e assina anteprojeto dos Diques da Baixada em janeiro



Está marcada para o dia 17 de janeiro a inauguração da sede da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no Maranhão. A data foi definida na terça-feira (10), durante reunião em Brasília, na sede da Companhia, entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, que durante a inauguração assinará a ordem de serviço do anteprojeto dos Diques da Baixada Maranhense.
A obra, que está orçada em cerca de R$ 100 milhões, prevê a construção de 71,2 quilômetros de diques, compreendendo uma área de 1.478km², abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. “Essa é uma obra muito importante para o Maranhão e vai aumentar a disponibilidade hídrica da Baixada Maranhense, beneficiando milhares de pessoas que sofrem com os efeitos da estiagem porque vai oportunizar novas atividades agrícolas, além de evitar a salinização dos lagos”, ressaltou o secretário.
Cláudio Azevedo informou ainda que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) já realizou as audiências públicas para os Diques da Baixada nos municípios de Viana, São João Batista e Cajapió. As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental para execução da obra.
Nova sede
A nova sede da Codevasf será instalada no local onde funcionava o Ibama, próximo ao Parque do Bom Menino, no centro de São Luís. O prédio está sendo totalmente reformado. Instalada no Maranhão em setembro do ano passado, atualmente a Codevasf funciona em um prédio localizado na Avenida dos Holandeses. A empresa atua em 149 municípios maranhenses localizados nas áreas de abrangência dos rios Mearim, Parnaíba e Itapecuru.
Entre as ações executadas pela Codevasf em parceria com a Sagrima, está o programa Água para Todos, que já instalou mais de 4 mil cisternas com capacidade para armazenar 16 mil litros de água captadas das chuvas por meio de calhas instaladas nas casas da zona rural, além da implantação de 300 kits de irrigação em 15 municípios maranhenses.
Na reunião com o presidente da Codevasf, o secretário Cláudio Azevedo também pleiteou a distribuição de mais kits de irrigação para o Maranhão. Elmo Vaz afirmou que estudará a viabilidade de liberar mais 500 sistemas de irrigação. “Esses 300 kits já distribuídos foram instalados em áreas de 500 m² e adotam uma tecnologia simples que está mudando a vida dos agricultores que dependiam exclusivamente da chegada das chuvas para plantar e hoje podem produzir praticamente durante todo o ano”, enfatizou o secretário Cláudio Azevedo. 
Apicultura
Integrando as ações do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, outra ação da Codevasf no Maranhão está marcada para a próxima semana, que é a entrega simbólica de 279 kits de apicultura destinados a pequenos produtores dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca.
Os kits distribuídos foram divididos em três tipos, de acordo com a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado. O primeiro kit é composto por 10 colmeias completas, 10 suportes, 2 EPIs, 10 kg cera alveolada, 1 carretilha, 1 formão e 1 fumigador.
O segundo conjunto é composto por 20 colmeias completas, 20 suportes, 2 EPIs, 20 kg cera alveolada, 1 carretilha, 1 formão e 1 fumigador. E o terceiro kit contém 30 colmeias completas, 30 suportes, 2 EPIs, 30 kg cera alveolada, 1 carretilha, 2 formão e 1 fumigador.
No total, serão distribuídas 6 mil colmeias a pequenos apicultores, que somam investimentos na ordem de R$ 2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário