sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Uema lança ações na Baixada Maranhense


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, na Fazenda Escola de São Bento, no sábado (30), a 2ª Etapa do II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax). O evento reuniu pesquisadores, estudantes e líderes das comunidades locais.
A Rebax reúne pesquisadores da Uema e mantém parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que realizam estudos na Baixada Maranhense, e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região. Atualmente, a Rede apresenta 12 projetos, executados entre 2011 e 2013.
Durante o workshop realizado o lançamento de um Sumário Executivo e de nove Cartilhas, destinadas a gestores municipais e líderes das comunidades. O Sumário Executivo é um livro que apresenta um capítulo de cada projeto executado pelos pesquisadores. Traz orientações aos gestores públicos e aos líderes de comunidade de diferentes áreas. Já a Cartilha, é direcionada à comunidade, com orientações simples, numa linguagem acessível, para entender o que foi encontrado durante as pesquisas e quais os resultados.
A Rede tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do edital Rebax. De acordo com reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, a experiência beneficia 23 municípios. “Materializou propostas para o desenvolvimento sustentável da Região”.
A diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, no projeto da Rebax são as Cartilhas com orientações técnicas para a comunidade, numa linguagem que possa ser entendida, e o lançamento do Sumário Executivo, que é uma súmula das pesquisas e orientações para os gestores públicos. “Estamos apresentando pra eles o que pode ser incluído nas políticas públicas do município para melhorar aquele setor”, pontuou a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário