terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vitória do Mearim ganha kit de irrigação do Governo do Estado

A governadora Roseana Sarney entregou, ontem (9), kits de irrigação a 42 municípios e 22 veículos a escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) instalados no interior. O ato, que aconteceu no Palácio dos Leões, reuniu prefeitos das cidades beneficiadas, teve os termos de doação assinados também pelos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e João Abreu (Casa Civil), além do deputado estadual Eduardo Braide, que representou a Assembleia Legislativa.
“Este é um ato de fortalecimento da agricultura e das ações da defesa sanitária vegetal. Sem dúvida um grande avanço, pois faço a entrega neste momento de 285 kits de irrigação e também de automóveis aos escritórios da Aged, instalados em 13 municípios. A entrega desses kits e dos veículos confirma a prioridade que o meu governo vem dando ao setor agropecuário em nosso estado, incentivando, sem distinção o pequeno, o médio e o grande agricultor rural”, disse a governadora Roseana Sarney.
O secretário de Agricultura, Pecuária, e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, disse que o momento é muito importante para a agricultura do estado. “Eu acredito muito na agricultura, cada dia mais forte e cabe a nós, secretários, governo, levarmos esta tecnologia aos produtores rurais. Nós temos que partir para irrigação, uma vez que temos muitos rios perenes, temos lagoas enormes, barragens e os kits facilitam a vida dos produtores rurais para que eles produzam duas, três ou quatro safras, que não dependam apenas da safra do inverno”, observou o secretário.
Foram beneficiados com a entrega dos kits, os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Joselândia, Cidelândia, Carolina, Grajaú, Vargem Grande, Amarante, Buritirana, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Presidente Dutra, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo, Buritirana, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, São João do Paraíso, Benedito Leite, Colinas, Jatobá, São Domingos do Azeitão, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santa Luzia, São João do Caru, Vitória do Mearim, Zé Doca, Codó, Tutóia, Cantanhede, São Roberto, São José dos Basílios, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Cachoeira Grande.
Veículos – Já os carros e as motos entregues para os escritórios da Aged foram adquiridos por meio de convênio entre a agência e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um investimento de R$ 1.982.510,35. Essa ação visa a estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal para controle, erradicação e prevenção de ocorrência de praga dos vegetais.
Dentre as ações previstas no convênio, estão a prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais, de acordo com a legislação estadual e federal; levantamento fitossanitário da área livre de sigatoka negra – fungo que ataca a banana; o combate ao cancro cítrico – bactéria que atinge as laranjas, tangerinas e limões, monitoramento da ferrugem asiática que ataca o plantio de soja e a capacitação de técnicos para a certificação fitossanitária de origem, documento indispensável para o trânsito de vegetais.
Os veículos serão destinados aos escritórios da Aged instalados nos municípios de Caxias, São João dos Patos, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, Lago Verde, Barão do Grajaú, Pinheiro, Codó, Pastos Bons, Estreito, Timon e Boa Vista do Gurupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário