quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O pacto nacional pela alfabetização na idade certa realiza seminário em Vitória do Mearim





O pacto nacional pela alfabetização na idade certa ( PENAIC ) programa do governo federal em parceria com o governo do estado e prefeitura de Vitória, realizou nesta quita feira (19) o primeiro seminário de encerramento das atividades desenvolvidas neste ano de 2013.
O objetivo deste programa é alfabetizar crianças até os 8 anos de idade. A prefeitura aderiu ao programa visando melhorar a qualidade do ensino no município, uma vez que o programa garante uma formação continuada de professores, o que segundo os próprios professores melhora o desempenho em sala de aula. As atividades tiveram início em março de 2013 e tem dois anos deduração.

O PNAIC em Vitória do mearim é coordenado pela professora Francinilde Mendes. As orientadoras: Iraneide Rocha, Jucilene costa, Rute Saray, e Maria Betanea. Os professores que integram o programa são 100, e cada um recebe uma bolsa no valor de 200 reais pagos pelo programa. A formação dos professores no estado é responsabilidade da universidade federal do Maranhão UFMA.

A solenidade contou com a presença de autoridades do município, entre elas, a prefeita Dóris, o vice Marcelo, o presidente da Câmara  de vereadores, Helio Silva, e secretários municipais.
Há de si reconhecer que o PNAIC é um avanço na educação do país uma vez que da a garantia de termos crianças alfabetizadas aos 8 anos. Mais também há de se reconhecer que é necessário  valorizar mais  o  professor, o remunerando melhor. Porque não da pra aceitar que esta categoria tão importante tenha um salário tão baixo que mal dar pra sobreviver.
Como disse a própria presidente Dilma em sua posse, o professor é a autoridade da educação, e essa autoridade precisa de fato ser dada a quem lhe é de direito, o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário