terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Estudantes maranhenses inovam na criação de jogos para celulares



A criação de jogos eletrônicos é um mercado pouco explorado no Maranhão. São raros os casos daqueles que se atrevem a buscar esse ramo. Porém, seis jovens estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) montaram um estúdio para criação de jogos independentes e a chamaram de Clops Game Studio. Sem receber apoio financeiro de publicadoras, os novos empreendedores Roberth Araújo, Ruy Oliveira, Felipe Alves, Antônio Busson, Heitor Dias e Thiago Ramos apostam em inovação nos seus trabalhos para entrar na disputa do mercado.

A empresa que funciona em uma sala do Centro de Ciências Exatas cedida por professores foi fundada este ano pelos seis estudantes de graduação e mestrado das áreas de computação e design, que tem o objetivo de desenvolver jogos independentes para serem utilizados em diversas plataformas, como IOS, Android, Windows Phone, entre outras.

O nome tem uma explicação. Trata-se de uma palavra derivada de Ciclope, que eram criaturas mitológicas conhecidas como gigantes imortais com um olho só no meio da testa. Juntamente com o deus grego Hefesto, os ciclopes eram responsáveis por fabricar as armas mais letais já feitas para serem usadas pelos deuses do Olimpo. “Não fazemos armas, é claro, nossa paixão é outra. Fazemos games e o que queremos nada mais é que risadas esporádicas, rostos vidrados em telas, intrigados e perplexos com os nossos jogos”, concluem os jovens.

O primeiro jogo desenvolvido deve estar disponível para o público no final de 2014. A divulgação dos personagens e o conhecimento da opinião dos usuários com relação às mecânicas e interações presentes no game são feitas através de um protótipo do jogo, desenvolvida em versão offline. “Para a criação de um jogo, o primeiro passo é organizar as ideias e depois documentar. Depois que concretizadas as ideias nós iniciamos as fases de testes para chegar àquilo que poderá virar um jogo”, afirmou Ruy Oliveira. 

Para ele focar nos detalhes da criação de um ‘game’ como, por exemplo, a idealização de personagens, produção e divulgação são essenciais para o sucesso ou o fracasso do projeto. “Depois nós começamos a criar os personagens do jogo que nesse momento ainda são conceitos. Na sequência partimos para a fase final que é a produção do jogo em si - que é onde começamos a monta-lo, pois as partes mecânicas já foram testadas. Após estar pronto é preciso fazer a divulgação em alguma loja virtual para vender a cópia digital”, declarou.

O primeiro jogo da Clops a ser disponibilizado será o M.A.D Ultimate Arena que permitirá ao jogador utilizar um dos diversos personagens alienígenas para batalhar em arenas temáticas dinâmicas. Este será disponibilizado gratuitamente. Segundo os jovens, não só para fins lucrativos a empresa foi criada. “Eu sempre gostei de programar. Então eu sempre quis trabalhar naquilo que eu gosto. Além disso, eu sempre quis ter um negócio meu e a Clops foi uma boa oportunidade. E tem também a parte financeira que é importante”, destacou Antônio Busson, mestrando em Ciência da computação.

Por enquanto os estudantes utilizam o protótipo offline do M.A.D. Ultimate Arena somente para demonstração nos eventos que participam. Porém, a previsão é de que disponibilizem a versão online para testes até meados de 2014. “Disponibilizaremos uma versão online para testes, para que os usuários possam fazer download e testar”, completou Roberth Araújo, estudante de design e também um dos idealizadores do estúdio. 

Reconhecimento
Apesar do pouco tempo de estrada, a galera vem se destacando. Participaram do Seminário Nacional de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais de Educação (SENITIF), onde apresentaram os bastidores de um estúdio de games e o processo de desenvolvimento do primeiro jogo. E neste mês, ministrarão workshops sobre desenvolvimento de games no VI Encontro Unificado de Computação (Enucomp), que ocorrerá em Parnaíba (PI), e na Jornada de Informática do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

JOGOS EM PRODUÇÃO PELA CLOPS
M.A.D. Ultimate Arena

M.A.D. é um jogo de luta online, para até quatro jogadores, ambientado em um cenário intergaláctico. O jogador poderá utilizar um dos diversos personagens alienígenas para batalhar em arenas temáticas dinâmicas. E competirá com seus amigos online para ver quem é o maior guerreiro das galáxias.

TransporterZ
TransporterZ é um jogo de plataforma de aventura para 1 jogador, com uma temática steampunk. Nele o jogador irá incorporar o papel do Zac, um guerreiro cuja missão é transportar objetos muito importantes para lugares distantes e perigosos. Proporcionando uma grande aventura cheia de emoções e desafios, com uma história rica e envolvente.

“Eu sempre gostei de programar. Então eu sempre quis trabalhar naquilo que eu gosto. Além disso, eu sempre quis ter um negócio meu e a Clops foi uma boa oportunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário