segunda-feira, 21 de abril de 2014

13 presos assassinados no Sistema Penitenciário do Maranhão em 2014



OS 13 PRESOS ASSASSINADOS EM 2014 NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO MARANHÃO
1 Josinaldo Pereira Lindoso, 35
Encontrado estrangulado na manhã de 2 de janeiro, na cela 9 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. Tinha condenação por assalto.



2 Sildener Pinheiro Martins, 19
Morto a “chuçadas”, igualmente no dia 2 de janeiro, à tarde, também no Centro de Detenção Provisória (CDP), numa cela do Bloco Alfa. Acusado de assalto e homicídio. Sem condenação.
3 Jô de Sousa Nojosa, 21
Assassinado por enforcamento, com uma “teresa” (corda improvisada), no dia 21 de janeiro, na cela 7 do bloco D da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas. Tentou entrar com maconha e um celular, numa visita a um detento. Preso porque já havia um mandado de prisão contra ele, por porte ilegal de arma. Sem condenação.
4 Cledeilson de Jesus Cunha, 37
Assassinado por estrangulamento na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Santa Inês (a 245 quilômetros de São Luís) em 22 de janeiro. Cumpria condenação por assalto e respondia também por participação no homicídio de Josinaldo Pereira Lindoso, no CDP de Pedrinhas, em 2 de janeiro.
5 Valdiano Fernandes da Silva, 27
Espancado no domingo (26 de janeiro) por quatro presos, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Balsas (a 790 quilômetros de São Luís), morreu na terça (28), no Socorrão de Imperatriz. Estava preso por assalto. Sem condenação.
6 Joelson da Silva Moreira, o ‘Índio’, 29
Espancado no dia 7 de fevereiro (sábado), por outros detentos, na Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim (a 120 quilômetros de São Luís). Foi trazido no mesmo dia para a capital e internado no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), com múltiplos ferimentos, em estado grave. Morreu na noite de quarta-feira (12).
7 João Francisco Diniz Pereira
Encontrado enforcado na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do bairro do Anil (que não faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas), na tarde do dia 26 de fevereiro, na cela 4 do Pavilhão Externo. Havia 6 presos na cela. João Francisco era acusado de assaltos e tráfico de drogas. Havia ingressado no dia 25 de janeiro de 2012 no sistema prisional maranhense.
8 Pedro Elias Martins Viegas, 31
Assassinado por enforcamento no fim da tarde de 1º de março, no Centro de Detenção Provisória (CDP – Pedrinhas). Preso por tráfico de drogas. Havia sido transferido do Centro de Triagem para o CDP há menos de uma semana.
9 Antonio André de Sousa Santana
Assassinado com golpes de barra de ferro no dia 24 de março, no Presídio Jorge Vieira, em Timon. Um detento que estava na mesma cela que Antonio André teria sido o autor do crime.
10 João Altair Oliveira Silva, 18
Assassinado na tarde de 12 de abril, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Tinha perfurações pelo corpo, provocadas por “chuços” (facas artesanais). O corpo de João Altair foi encontrado por monitores no corredor da unidade.
11 Wesley Sousa Pereira, 24
Achado enforcado no bloco D, cela 14, da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na tarde de domingo, 13 de abril.
12 André Valber Costa Mendes, 25
Havia chegado na manhã de 14 de abril no pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas para cumprir pena de 26 anos por assalto. No fim da noite do mesmo dia 14, foi enforcado por outros detentos.
13 Laurêncio Silva, 26
Encontrado enforcado, na manhã de 17 de abril na cela 2 da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil (que não faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas), em São Luís. A morte do preso teria ocorrido durante a madrugada, informou a Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Ele cumpria pena por tráfico de drogas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário