terça-feira, 8 de abril de 2014

COMAN realiza Capacitação sobre Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação Municipal de Alimentação e Nutrição  realizou a capacitação de Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde  sobre Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil nos dia 17 a 19 de março de 2014,com a entrega de Camisas ,Folders e Bolsas ,visando combater a desnutrição em Vitória do Mearim

Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI)
A insegurança alimentar e nutricional pode se expressar na população pela coexistência da desnutrição e obesidade independente de sexo, idade, raça/cor. No tocante à saúde de crianças menores de cinco anos, observa-se que entre 1989 (Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição – PNSN) e 2006 (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS) houve uma redução significativa da desnutrição (déficit de peso para idade) passando de 7,1% para 1,7%.
Entretanto, a tendência de redução não ocorreu de maneira uniforme em todos os grupos populacionais, visto que em crianças menores de cinco anos beneficiárias do Programa Bolsa Família, a desnutrição é igual a 16,4% (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN); em indígenas chega a 26,0% (I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição de Populações Indígenas 2008-09); e em quilombolas 14,8% (Chamada Nutricional Quilombola, 2006).
Os principais fatores atribuíveis à redução da desnutrição no Brasil se devem ao aumento da escolaridade materna, ao crescimento do poder aquisitivo das famílias, a expansão da assistência à saúde e a melhoria das condições de saneamento. Estes achados revelam que o enfrentamento da desnutrição infantil deve ser realizado a partir de ações que considerem os determinantes sociais e políticas públicas promotoras da equidade.
Para impulsionar o combate à desnutrição, esta portaria institui a Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil em municípios com maior prevalência deste agravo em crianças menores de cinco anos de idade. Esta é uma estratégia para concretizar o propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que é melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. Assim, a Agenda visa à estruturação e qualificação de ações para o enfrentamento da desnutrição na Rede de Atenção à Saúde, especialmente no âmbito da Atenção Básica, em consonância com o Brasil Carinhoso e a Rede Cegonha.












Nenhum comentário:

Postar um comentário