sexta-feira, 18 de abril de 2014

Alunos da Emem tocarão em orquestra da Academia Jovem Concertante no Aniversario de Vitória do Mearim


O Concerto da Academia Jovem Concertante – Etapa Maranhão, com apoio da Vale, estreia na sexta-feira (18 de abril), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e segue em turnê por mais quatro cidades do estado, com participação de seis jovens músicos maranhenses que irão compor a orquestra dirigida pela pianista Simone Leitão e regida pelo violinista Daniel Guedes. A Etapa Maranhão da AJC tem patrocínio da Vale por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, faz turnê no estado com música inédita e homenagem ao centenário de nascimento de Guerra-Peixe.


Ao longo do mês de março, o projeto organizou um processo seletivo para escolher 26 jovens de até 29 anos. Dos selecionados, seis jovens são de São Luís: Edson Cosmos Santos Alves (contrabaixo), Jorlielson Silva Lima (violoncelos), Lenilton Ferreira (1º violino), Neilan Saelle de Oliveira (2º violino), Thaymara Cristina Santos Oliveira (2º violino) e Valberlino Santos Gomes (trompa) que estarão no palco do Arthur Azevedo na noite de sexta-feira juntamente com outros jovens músicos de outros estados.

Além da oportunidade de tocar em uma orquestra e conviver com músicos de outras regiões do país, durante a turnê, eles recebem uma bolsa-incentivo, transporte, estadia e alimentação. Os outros componentes são predominantemente das regiões norte e nordeste do Brasil, mas também há músicos do sudeste.

No programa que o grupo irá apresentar estão: Mourão, uma homenagem ao centenário de Guerra-Peixe, Concerto em Fá menor para piano e cordas, de Bach, Sinfonia nº25, de Mozart e a inédita Forrozim, de Guilherme Bernstein, encomendada por Simone especialmente para a Etapa Maranhão.

Depois de São Luís, a Orquestra apresenta em Vitória do Mearim (19/04), Itapecuru Mirim (20/04), Santa Inês (23/04) e Alto Alegre do Pindaré (24/04).

ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE 

Idealizada e criada pela pianista mineira Simone Leitão que também assina a direção artística, a Academia Jovem Concertante, com regência do violinista Daniel Guedes, estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. 

O projeto é um trabalho intensivo em um repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para o seu futuro como integrante das orquestras relevantes do país, e o projeto tem no seu caráter itinerante sua segunda marca que é a de levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte no país. 

Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, onde os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos. Em 2014, terceiro ano do projeto, a Academia Jovem Concertante também terá as etapas Rio, em agosto, e São Paulo, em outubro.

Em 2014, uma das missões da AJC é encomendar obras de compositores brasileiros para a formação da orquestra. Para a Etapa Maranhão, por exemplo, Simone encomendou a obra para piano e pequeno orquestra intitulada Forrozim, de Guilherme Bernstein. Trata-se do quinto e último movimento da Serenata de Inverno, obra composta em 2013.

SIMONE LEITÃO

Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras. A artista é conhecida por sua performance intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, mas também vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior através do projeto Brasil Classical Series e por idealizar programas culturais e sociais que “popularizam” a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semanas Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Simone possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. É especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos.

DANIEL GUEDES

Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, formou-se na Manhattan School of Music, onde estudou com Pinchas Zukerman e Patinka Kopec. Vem atuando como solista das principais orquestras brasileiras e em vários países do exterior. Como regente, atuou à frente de orquestras como a OSB Ópera e Repertório, OSUSP, Sinfônicas de Campinas, Bahia, da UFRJ, Academia Jovem Concertante, entre outras. Membro do Quarteto da Guanabara e professor da UFRJ. Gravou CD com sonatas de Beethoven com Ilan Rechtman, “Impressões Brasileiras” e “Violão e violino” com Mario Ulloa.

Alunos da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (Emem), ligada à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), integrarão a orquestra da Academia Jovem Concertante - Etapa Maranhão, projeto que tem patrocínio da empresa Vale e estreia nesta sexta-feira (18), no Teatro Arthur Azevedo (Centro), em São Luís. Depois, a iniciativa segue em turnê por mais quatro cidades do estado: Vitória do Mearim (sábado, 19), Itapecuru-Mirim (domingo, 20), Santa Inês (quarta, 23) e Alto Alegre do Pindaré (quinta, 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário