quinta-feira, 10 de abril de 2014

Formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim é debatida


Realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão, em Bacabal, audiência pública para formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim. A bacia hidrográfica em questão abrange  83 municípios. Cem membros devem integrar o comitê.

O Mearim é um rio brasileiro que banha o estado do Maranhão e tem como nascente a confluência das serras Negra, Menina e Crueiras. O rio desemboca na Baia de São Marcos, na altura da Ilha do Caranguejos, e banha as cidades maranhenses de Barra do Corda, Esperantinópolis, Pedreiras, Trisidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Vitória do Mearim, Arari, entre outras. "O estado está criando hoje dois comitês de bacias: o do Rio Meari e do Munim", explicou o secretário-geral do Comitê, Ricardo Gonçalves.

Como forma de gerenciar e preservar os recursos hídricos, o comitê provisório reuniu 13 municípios da região de Bacabal. Durante a audiência pública, foram apresentados critérios para fazer parte do Comitê definitivo.

"O grande objetivo é tornar esse edital público, para que as entidades da sociedade civil, os usuários do poder público, se candidatem e participem desse processo e, posteriormente, constituam a bacia hidrográfica do Rio Mearim", explicou Hugo Rocha, analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Outras audiências públicas serão realizadas nos municípios de Pindaré, Viana e Buriticupu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário