terça-feira, 8 de abril de 2014

Produtores de abacaxi de Turiaçu perdem 40% da safra


1111111111 Produtores de abacaxi de Turiaçu perdem 40% da safra

A produção de abacaxi em Turiaçu, município distante 152 km da capital maranhense, está comprometida e acumula prejuízos aos agricultores. Segundo eles, 40% da última safra foi perdida por falta de apoio técnico e de recursos para a adubagem correta. O maior problema é a deficiência de boro, um componente químico essencial para o cultivo do fruto.

Com um sabor doce, que torna ainda mais saborosa uma fruta muito apreciada em todo o país, o abacaxi turiaçu – batizado com o nome da cidade – tem a coloração bem amarelada, a polpa avermelhada, e é muito conhecido pelo sabor. O fruto tem grande potencial para se expandir no mercado. A ausência de boro no solo é o grande obstáculo para essa expansão. Essa deficiência provoca fissuras na casca do fruto, provocando perdas na safra.
“O estado não tem aptidão para incentivar a produção rural. Prova disso foi o corte de 60% nos recursos orçamentários da AGERP. A carência de assistência técnica e de recursos no setor nos custou 40% de perda na última produção”, disse Oswaldo Luís, presidente da cooperativa de produtores de Turiaçu.
Mesmo em condições desfavoráveis, os produtores esperam uma colheita na casa dos oito milhões de abacaxis, mas temem os prejuízos. “Nossa produção é boa, mas precisamos de apoio para as correções do solo. Tememos que na próxima safra o prejuízo seja ainda maior”, afirmou Oswaldo Luís. Ele lembrou que, o orçamento de apoio à agricultura familiar, que já era reduzido, foi cortado este ano.
Os prejuízos na safra também prejudicam os feirantes, peças fundamentais no escoamento da produção. “O prejuízo também pode nos atingir, porque o produto encarece e perdemos a clientela”, disse o feirante Domingos, referência na venda de abacaxis Turiaçu no bairro do São Francisco, em São Luís.
O outro lado
Procurada pela reportagem do site Maranhão da Gente, a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado não se pronunciou sobre o assunto. Questionada sobre as ações de assistência técnica destinadas aos produtores de Turiaçu e sobre os investimentos para o setor o Governo do Estado não enviou resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário