segunda-feira, 14 de abril de 2014

Via Sacra do Anjo da Guarda chega à 33ª edição e deve reunir público de 400 mil


Cenário para a Via Sacra está sendo montado em dois quilômetros de extensão pelas ruas do Anjo da Guarda|Fotos: G. Ferreira

Comemorando a sua 33ª edição, o espetáculo da Via Sacra do Anjo da Guarda – realizado pelo Grupo Grita, considerada uma das maiores encenações ao ar livre da Paixão de Cristo, apresentadas no Brasil, já começou a transformar as ruas do bairro em verdadeiros cenários ao ar livre. Neste ano, o evento acontece nos dia 17 e 18 de abril, sempre às 18h e com entrada gratuita, e traz como tema “33 anos: uma vida por nós!”. O espetáculo conta com uma superprodução para a exibição dos sete atos, distribuídos em dois km de caminhada, que deverão ser ocupados por cerca de 400 mil espectadores.


Segundo o diretor geral da Via Sacra, Cláudio Silva, em 2014 o espetáculo comemora 33 anos de existência, e celebra os 33 anos de nascimento, morte e ressureição de Cristo. Ele explicou que o espetáculo é, ao mesmo tempo, fé, integração, socialização, valorização comunitária, criatividade, mobilização coletiva, versatilidade e resistência sociocultural. “Na Semana Santa, peregrinam pelas ruas do Anjo da Guarda, num percurso de dois quilômetros, milhares de pessoas arrebatadas pela força da fé e do mistério, envolvidas na magia da encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo tenta ilustrar, de forma contextualizada, a própria atualidade, levando ensinamentos que resultaram em um grande aprendizado não só para o Grita como para a comunidade, uma vez que conseguimos reunir ao longo desses anos, centenas de seguidores e patrocinadores, que contribuíram para a expansão e a consolidação desta produção, em meio a dúvidas, inseguranças e muito sofrimento”, afirmou.

A Via Sacra de 2014 contará com mais de 4.900 pessoas envolvidas direta e indiretamente, desde a pré-produção até a concepção do espetáculo. São atores, produção, apoio e equipe técnica. Somente no elenco, serão mais de 800 atores em ação, sendo 300 figurantes caracterizados de povo, 186 soldados, 200 crianças (balé de anjos), 72 bailarinos e 55 pessoas no elenco principal, de apoio e infraestrutura. O Grupo Grita trabalha com a expectativa de que 200 mil pessoas assistam o espetáculo por dia, somando 400 mil expectadores, nos dois dias de apresentação. “As adaptações do roteiro original ao tema escolhido, bem como as novidades no que diz respeito à questão cênica e cenográfica, já estão em fase de conclusão. Porém, nesse contexto serão mantidas e ampliadas também, as inovações cênicas realizadas nos últimos dois anos, bem como o palco giratório, que trará seis cenas com quatro cenários distintos, o que facilita a dinâmica e valoriza a cenografia. Teremos ainda e pela primeira vez a cena de Herodes, que será exibida na Praça do Anjo, além de uma abertura especial no Recanto da Paixão”, disse.
A costureira Juracir da Silva, de 76 anos, é uma das colaboradoras mais antigas do espetáculo, e é considerada por muitos um verdadeiro exemplo de amor pelo teatro. Ex-funcionária pública aposentada, ela contou que há pouco mais de 30 anos trabalha na confecção do figurino e acessórios da Via Sacra, onde chegou por intermédio do filho, que é um dos diretores da peça e hoje se sente feliz por ter inúmeros membros da família integrando o espetáculo. “Não temos horário, chego sempre por volta das 8h e só vou para casa quando o material do dia foi terminado, mesmo que isso me custe mais de 12 horas de trabalho. Amo trabalhar aqui e, nesses 30 anos, nunca reclamei e nem perdi o entusiasmo pelo que faço, afinal a Via Sacra é o nosso orgulho e é o que move a nossa paixão pela arte. Hoje tenho filhos, netos, genros, noras, todo mundo dedicado na execução desse evento, que já é considerado um dos maiores do país”, explicou.
A exemplo de dona Juracir, quem também seguiu seus passos, na arte da costura, foi uma de suas filhas, a dona de casa Claudina Silva, de 48 anos, que há mais de cinco anos é coordenadora do ateliê de confecção das roupas e acessórios do elenco da Via Sacra. Ela contou que começou a trabalhar no evento há 15 anos, como figurante, depois se tornou ajudante de costura e hoje coordena a área que mantém dez pessoas. “Já fiz papel de povo, depois das mulheres de Jerusalém, já fui auxiliar de costura e hoje sou coordenadora do ateliê, no qual temos, quatro cortadeiras, quatro costureiras e três auxiliares. Tenho dois filhos que também trabalham no espetáculo, além de outros parentes. A Via Sacra faz parte da vida da família Silva e, apesar de todas as dificuldades, estamos sempre firmes e unidos em busca de um único propósito, fazer o espetáculo acontecer”, afirmou.
A costureira Ivaneide Nunes, de 35 anos, natural de Vitória do Mearim, disse ao Jornal Pequeno que participa do evento pela primeira vez, apesar de sempre acompanhar o espetáculo. Ela relatou que está faz uma semana fora de casa e deve ficar na capital maranhense por 20 dias, tempo no qual os trabalhos serão concluídos. “Tenho parentes que participam do evento e sempre foi um sonho trabalhar no ateliê da costura, esse ano recebi o convite e não pensei duas vezes. Tenho seis filhos e meu marido é pescador, mas eles não hesitaram em me apoiar a entrar nesta empreitada, pois além de todo o encanto e beleza que versam sobre o espetáculo tem ainda a minha paixão em montar meu próprio negócio no ramo da costura e sei que essa experiência vai poder me proporcionar isso, então estou me doando de corpo e alma a este trabalho e espero poder estar aqui no ano que vem”, pontuou.
Definido esquema de segurança e infraestrutura da Via Sacra 2014
Um grande esquema de segurança e infraestrutura já está definido para os dois dias de apresentação do espetáculo Via Sacra 2014, no bairro do Anjo da Guarda. A organização e definição do esquema foram feitas em reunião realizada na tarde da última segunda-feira (7), no Teatro Itapicuraíba, sede do Grupo Grita, organizador da encenação.
De acordo com o coronel Alves, comandante do Policiamento Metropolitano de São Luís, a Polícia Militar estará com mais de 200 homens fazendo a segurança do espetáculo nos dois dias de apresentação. O esquema contará com policiamento a pé, cavalaria, além de viaturas e motocicletas. O reforço no plano operacional para esse ano, segundo o comandante, será a presença do carro-comando da Polícia Militar, que estará em ponto estratégico da área que abrange a encenação e servirá de apoio para as centenas de policiais que atuarão na Via Sacra 2014.
Além da Polícia Militar, estiveram presentes na reunião, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), da Blitz Urbana e do Corpo de Bombeiros.
O major John, do Corpo de Bombeiros, informou que no começo da semana que vem, quando os cenários deverão ficar prontos, uma equipe do órgão virá ao Anjo da Guarda para fazer uma vistoria técnica nas construções montadas nas ruas e praças do bairro.
Segundo Flávia Garcês, coordenadora de Infraestrutura da Via Sacra, a inspeção do Corpo de Bombeiros tem o objetivo de verificar algum tipo de irregularidade na montagem dos palcos, afim de que possa ser corrigida e evite possíveis problemas nos dias da apresentação do espetáculo.
Ordenamento do trânsito – Os representantes da SMTT informaram que de posse do mapa do percurso do espetáculo, que foi entregue durante a reunião, o órgão poderá definir um esquema de intervenções no trânsito das ruas e avenidas do Anjo da Guarda, a fim de facilitar o desenvolvimento de todo o espetáculo, que percorre as principais vias do bairro.
Essas intervenções serão feitas na quinta-feira (17), quando ocorrerá o primeiro dia de apresentação da Via Sacra e deverão ser repetidas na sexta-feira (18), segundo dia de encenação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário