quarta-feira, 2 de abril de 2014

Arari vai receber a IX Semana de Teatro no Maranhão



Homenagens e encenação de espetáculo marcaram a abertura da IX Semana de Teatro no Maranhão, na noite desta terça-feira (1º), no Teatro Arthur Azevedo, um dos espaços onde o evento acontecerá até domingo (27) – também haverá programação em praça e nos palcos dos teatros Alcione Nazaré e João do Vale. Na noite, houve a apresentação do espetáculo “Também queria te dizer – Cartas Masculinas”, com o ator Emílio Orciollo Netto.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, deu as boas-vindas e expressou a satisfação do Governo do Estado em garantir a continuidade do projeto em prol das artes cênicas locais. Ela destacou o esforço e comprometimento de toda a equipe que trabalha para que o evento seja sempre um sucesso.
“O Governo do Estado se sente feliz em poder manter esta iniciativa e em valorizar as artes cênicas no Maranhão, incentivando o intercâmbio cultural entre os estados e levando produções de qualidade também para as cidades do interior maranhense. A cada ano temos procurado ampliar o projeto, com a programação itinerante”, disse Olga Simão.
A Semana é realizada em celebração ao Dia Internacional do Teatro, Dia Nacional do Circo e do Artista Circense (27 de março). A programação inclui também lançamento de livros, bate papo sobre teatro e caravanas que seguirão por 12 cidades do interior do Maranhão após temporada em São Luís. Assim, no período de 25 de abril a 2 de maio, o evento terá continuidade nos municípios de Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Colinas, Cantanhede, Icatu, Olinda Nova, Sítio Novo e Açailândia.
No palco, o espetáculo “Também queria te dizer – cartas masculinas” trouxe o Emílio Onciollo Netto encarnando seis personagens, tudo sem recursos de maquiagem e troca de figurinos. O ator mergulha em todas as possibilidades de interpretação e transformação em vários personagens, utilizando somente sua voz e seu corpo.
Para a professora de artes Flávia Karine, foi um excelente espetáculo para marcar a abertura da semana. “Além do fato de se tratar de um ator famoso, achei a peça muito interessante e muito bem encenada”, disse a professora.
Homenagens
O diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), Domingos Tourinho, apresentou os homenageados desta edição do evento: o cenotécnico Wilton Mendes e as atrizes e irmãs Leila, Leda e Lúcia Nascimento.

Wilton Mendes recebeu o Troféu Apolônia Pinto por ter se dedicado ao longo de 30 anos às artes cênicas. Até hoje, está na ativa e trabalha no Teatro João do Vale. O cenotécnico nasceu em São Mateus e se mudou para São Luís na década de 1970. Levado pelo teatrólogo Tácito Borralho, trabalhou por vários anos na escola de samba Turma do Quinto. Depois, foi trabalhar no Teatro Canarinho, hoje João do Vale.
“Eu me sinto muito honrado em receber essa homenagem, pois dedico minha vida ao teatro”, destacou ao receber a homenagem.
Depois, as honras foram para as irmãs Nascimento: as atrizes Leila, Leda e Lúcia receberam troféus por seu trabalho e dedicação às artes no Estado. Os agradecimentos foram para os pais artistas, que direcionaram a carreira delas.
Leila Nascimento também dedicou a homenagem ao teatrólogo Tácito Borralho, com quem trabalho por muitos anos. “Eu não poderia deixar de oferecer este prêmio a esse grande mestre das artes cênicas”, enfatizou.
 
Vasta programação
De acordo com Roberto Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo, a vasta programação inclui teatro adulto, infanto-juvenil e teatro-musical. Em São Luís, as apresentações serão nos teatros João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias das apresentações.
Os grupos que subirão aos palcos são de São Luís e Caxias, e de companhias do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Brasília. Para complementar, haverá espetáculos de rua, circo-teatro, intervenções no Largo do Carmo e Praça Nauro Machado (Praia Grande), entre outros.
As oficinas acontecerão em espaços alternativos e salas do Teatro Arthur Azevedo. “Nossa intenção é realizar uma Semana de Teatro produtiva, atraindo público diversificado”, destacou Roberto Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário